Criada nos EUA, a técnica CART-Cell, que consiste na manipulação de células do sistema imunológico para combater as células causadoras do câncer, ainda é pouco acessível, com tratamentos comerciais que podem ultrapassar os US$ 475 mil.
Terapia inédita
Os pesquisadores da USP – apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) – desenvolveram um procedimento próprio de aplicação da técnica CART-Cell, já utilizada nos Estados Unidos, Europa, China e Japão.
A estratégia consiste em habilitar células de defesa do corpo (linfócitos T) com receptores capazes de reconhecer o tumor. O ataque é contínuo e específico e, na maioria das vezes, basta uma única dose.
Segundo Dimas Tadeu Covas, coordenador do Centro de Terapia Celular do HC de Ribeirão, o procedimento um dia poderá ser reproduzido em outros centros de excelência do país, mas isso depende de laboratórios controlados com infraestrutura adequada.
De acordo com os envolvidos na pesquisa, antes de ser disponibilizado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento precisa cumprir requisitos regulatórios da Anvisa. Um novo estudo clínico deverá incluir mais dez pacientes nos próximos seis meses.
“Meu filho foi buscando pra ver se tinha algum tratamento ainda que a gente pudesse usar pra salvar a vida dele, porque tudo que a gente já tinha feito até o momento não tinha surtido nenhum resultado para a cura dele”, conta Rosemary.
Segundo os médicos, após quatro dias de tratamento Vamberto deixou de sentir as fortes dores causadas pela doença e voltou a andar após uma semana. A recuperação deu uma nova perspectiva de vida para toda a família.
“Quando você tem uma doença na família dessa forma que você busca tratamento, busca saída e você não tem, você acaba morrendo com a pessoa. A partir do momento que você descobre um caminho desse, uma luz, você vê: poxa, eu tenho uma chance para viver, é maravilhoso.”
Segundo Rosemary, desde que descobriu a doença, Vamberto nunca desistiu, mesmo quando tudo parecia desfavorável. “Ele nunca desiste fácil das coisas, então a todo momento até que esse momento ele só dizia: eu quero viver. E graças a Deus a gente conseguiu.”