O homem que ficou mundialmente conhecido após ser submetido a tratamento inédito na América Latina e ser curado de um câncer em estado terminal, morreu vítima de um acidente.
De acordo com a Polícia Civil, o corpo de Vamberto Luiz de Castro, de 62 anos, deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte em 11 de dezembro e saiu no mesmo dia, segundo apurou o G1.
Os familiares do homem não se manifestar e detalhes do acidente não foram divulgados. Sabe-se, apenas, que ele sofreu um traumatismo craniano grave.
Funcionário público aposentado de Minas Gerais, Vamberto se tornou a primeira pessoa na América Latina a receber uma nova terapia celular que vem revolucionando o tratamento do câncer nos Estados Unidos e na Europa.
Menos de 20 dias após ser submetido ao tratamento feito a partir das próprias células, o paciente já apresentava remissão da doença. Vamberto estava em estado grave, com linfoma avançado que não respondia a nenhum dos tratamentos convencionais.
Desenganado pelos médicos, com expectativa de vida de menos de um ano, ele foi submetido em caráter experimental à terapia, no dia 9 de setembro.
"Os gânglios no pescoço do paciente desapareceram, ele parou de tomar morfina para dor, ganhou três quilos, voltou a andar", contou o hematologista Renato Cunha, diretor do Centro de Transplante de Medula do Hemocentro de Ribeirão Preto, um dos responsáveis pela experiência. "Temos todos os sinais de que o organismo respondeu; ou seja, conseguimos provar o conceito e mostrar que funciona muito bem."
Tão importante quanto a melhora significativa do estado de saúde do paciente é o fato de a terapia ter sido inteiramente desenvolvida no Brasil, no Centro de Terapia Celular (CTC-Fapesp-USP) do Hemocentro, ligado ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Com isso, o País se tornou-se um dos poucos do mundo a dispor da tecnologia. A expectativa agora é de que o tratamento seja testado ao longo dos próximos seis meses em pelo menos outros dez pacientes e, no futuro, esteja disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).