Notícia

Bomba Bomba

Ações e Atitudes

Publicado em 06 novembro 2020

Utilizado para embalagem de alimentos, como carnes, frutas e frios, e para proteção de superfícies, um filme plástico de PVC transparente e esticável é capaz de inativar o novo coronavírus. O material possui micropartículas de prata e sílica em sua composição.

Resultados obtidos em testes conduzidos no laboratório de biossegurança de nível 3 do ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo) mostram que o material foi capaz de eliminar 79,9% de partículas do novo coronavírus em três minutos e 99,99% em até 15 minutos.

Segundo os pesquisadores, a eliminação do vírus pelo material foi extremamente eficaz e em um curto tempo, principalmente levando em conta que o filme é utilizado para embalar alimentos que ficam expostos e são muito manipulados em supermercados.

A tecnologia do filme plástico foi desenvolvida e licenciada pela empresa paulista Nanox com apoio do Programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O produto é comercializado pela indústria de plásticos Alpes.