Notícia

IG

Questão de lógica

Publicado em 10 setembro 2007

Agência Fapesp

O livro Lógica para computação, lançado em 2006, nasceu nas salas de aula de graduação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP). Mas, pelas características de sua abordagem, a obra acabou atraindo o interesse de pós-graduandos de diversas áreas e ganhou, em 2007, o primeiro lugar do Prêmio Jabuti na categoria Ciência Exatas, Tecnologia e Informática.

Os três autores, Marcelo Finger, Flávio Soares Correa da Silva e Ana Cristina Vieira de Melo, são professores do Departamento de Ciência da Computação do IME. O prêmio, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, será entregue no dia 31 de outubro, na Sala São Paulo, na capital paulista.

"Existem excelentes livros de lógica matemática, mas até agora não havia nenhum que apresentasse os fundamentos da lógica com foco na ciência da computação. Conseguimos dar uma grande abrangência, com uma abordagem introdutória, mas mantendo a profundidade e o rigor matemático na exposição", disse Finger à Agência FAPESP.