Notícia

O Tempo

Exame aponta risco de engordar

Publicado em 11 fevereiro 2020

Por Karina Toledo, da Agência FAPESP

CAMPINAS - Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um software que permite identificar, com base na análise de moléculas do plasma sanguíneo, pessoas com risco aumentado de ganhar peso e desenvolver doenças associadas à obesidade. O trabalho, coordenado pelo professor Rodrigo Ramos Catharino no Laboratório Innovare de Biomarcadores, com apoio da Fapesp, foi publicado na revista “Frontiers in Bioengineering and Biotechnology”.

“O exame revela, com 90% de precisão, se uma pessoa vai ou não ganhar peso caso nenhuma intervenção seja feita. Mostra ainda se há risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão e dislipidemia. É uma ferramenta importante, pois possibilita aos profissionais de saúde orientar mudanças no estilo de vida antes mesmo que o problema se instale”, disse Catharino.

O teste pode ser feito com uma amostra de sangue, que deve ser analisada em um espectrômetro de massas – que revela os metabólitos no fluido corporal. Os dados obtidos são, então, processados por um software criado durante o doutorado de Flávia Luísa Dias-Audibert. “O programa busca a presença de cinco metabólitos que agem como biomarcadores com potencial de predizer o ganho de peso”, contou Catharino. Os códigos do programa estão disponíveis para download gratuito.