EPTV

Sítios arqueológicos no Pará

Publicado em 14 dezembro 2010

Foi anunciado por arqueólogos que estudam a região de Santarém (PA), durante 1º Simpósio de Arqueologia na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Araraquara (SP), a descoberta de 23 novos sítios arqueológicos ainda não explorados nos arredores da cidade. Isso foi possível através do projeto "Análise das Socio-cosmologias Amazônicas Pré-Coloniais", financiado pela Fapesp e coordenado pela arqueóloga Denise Maria Cavalcante Gomes, que escava outros sítios na região desde 2006.

"Eu havia detectado 7 sítios em 2008 e agora surgiram mais 23", diz ela. "Na Amazônia, dois indicadores fortes para a identificação de sítios são a presença de terra preta e a de cerâmicas. Às vezes é possível ver a intervenção na superfície, sem necessidade de escavações."

Os novos sítios arqueológicos estão localizados em um quadrilátero de 20 por 25 quilômetros, entre Santarém e Belterram, município vizinho. O grupo de pesquisadores deverá escolher cerca de 4 sítios para estudar mais a fundo nos próximos meses.

O trabalho na região começou em 2006 com a pesquisa do sítio Aldeia, considerado um dos maiores sítios arqueológicos da Amazônia e o maior da região do Tapajós. Sua principal característica é que ele fica em área urbana e corta ao menos 2 bairros de Santarém. Por conta disso, os pesquisadores têm de escavar em quintais de moradores, fundos de estabelecimentos comerciais e jardins.

"Ele tem 2 quilômetros de comprimento por 700 metros de largura. Mas acho que pode ser maior ainda", diz Denise. "Os resultados mostram que o sítio teve ocupação contínua, até por grupos anteriores aos tapajós". As populações mais antigas teriam vivido na região por volta de 3 mil anos atrás, segundo ela.

fonte: Globo Amazônia