Notícia

Envolverde

Revista Ars é incluída na SciELO

Publicado em 22 julho 2010

Por Redação Agência Fapesp

Agência FAPESP - A Ars, revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), acaba de ser incluída na lista de publicações da Scientific Electronic Library On-line (SciELO).

A Ars é a primeira revista da ECA-USP na SciELO, criada em 1997 pela FAPESP, em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), com o objetivo de publicar periódicos on-line de qualidade com alta visibilidade não só local como internacionalmente.

A revista Ars reúne trabalhos relevantes no debate da arte, produzidos no meio universitário ou fora dele. Editada pelos professores Gilberto Prado, Sônia Salzstein e Marco Giannotti, a publicação visa a intervir na discussão sobre arte e propõe um foco ampliado na abordagem das artes visuais no país.

De periodicidade semestral, a publicação surgida em 2003 divulga os trabalhos de artistas, críticos e historiadores de arte e alunos de pós-graduação do Departamento de Artes Plásticas, além de colaborações de artistas, intelectuais e outros profissionais do meio artístico.

"Para nós, é de extrema importância porque, além de mais visibilidade, a inserção na SciELO valoriza a área de artes. A grande vantagem é o próprio acesso que a rede possibilita a pesquisadores, estudantes e artistas", disse Prado, professor do Departamento Artes Plásticas e um dos editores da revista, à Agência FAPESP .

Além da revista Anais do Museu Paulista, que é mais voltada para temas de preservação do patrimônio, a Ars é a única de artes visuais da coleção SciELO.

A edição atual, a de número 14, traz um ensaio gráfico, além de artigos que versam sobre pintores como Paul Cezzane e Eduardo Sued, economia política da arte moderna, entre outros temas. Em agosto, será lançado o número 15.

Para acessar a revista: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial pid=1678-5320 lng=pt nrm=iso

Mais informações sobre a SciELO: http://www.scielo.br

(Envolverde/Agência Fapesp)