Notícia

Revista Amazônia

Researcher Links Workshop: Translating Knowledge Into Innovation

Publicado em 11 janeiro 2018

Agência FAPESP – O programa Newton Fund Researcher Links, do Fundo Newton, realizará o Researcher Links Workshop: Translating Knowledge Into Innovation de 19 a 23 de março de 2018, no Guarujá.

O workshop proporcionará uma oportunidade para pesquisadores do Reino Unido, Brasil, Uruguai e outros países de compartilhar conhecimentos e estabelecer redes de pesquisa.

O evento visa explorar o potencial da ciência da matéria mole em desafios em agricultura e produção de alimentos. Isso engloba áreas e temas como biologia matemática e biofísica, mecânica de fluidos, mecânica sólida e elasticidade, sistemas estocásticos e dinâmicos.

Matéria mole (soft matter) é um termo criado pelo físico francês Pierre-Gilles de Gennes (1932-2007), que envolve compostos deformados por variações térmicas, como polímeros, fluidos complexos e coloides, e materiais biológicos, como tecidos e órgãos, seja de animais ou de vegetais.

Durante o evento, serão apresentadas pesquisas em breves apresentações orais. As áreas e temas sugeridos para as apresentações incluem ciência reprodutiva e pecuária, ciência vegetal e animal (incluindo sistemas marinhos), produção de biocombustíveis e formação de biofilmes, produção de carne ou peixe e elastografia de carne, ciências da água, filtragem de água, infecções germinadas, crescimento bacteriano e resistência antibiótica e doenças relacionadas à elasticidade tanto em nível celular como macroscópico.

O British Council e a FAPESP cobrirão custos relacionados à participação no workshop, incluindo viagens (internacionais e locais), acomodação e refeições.

Interessados em participar deverão se inscrever pelo site do British Council até dia 19 de fevereiro. A divulgação da relação dos pesquisadores selecionados será no dia 26 de fevereiro.

O local do workshop será o Blue Tree Towers, na rua França Pinto, 553, Vila Julia, Guarujá, SP.

Mais informações: www.britishcouncil.org.br/events/NFRL-Gadelha.

Agência FAPESP