Notícia

Desenvolve Itaquera

Projeto com pacientes vítimas de AVC

Publicado em 06 fevereiro 2020

O Laboratório de Análise do Movimento (LAM), do Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte (ICAFE), da Universidade Cruzeiro do Sul, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional (CSE), busca pacientes voluntários vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), interessados em participar de um projeto de avaliação e tratamento. As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho de 2020.

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e parceria com pesquisadores da Universidade de West Virginia, dos Estados Unidos, o estudo busca desenvolver um modelo inovador utilizando a eletroestimulação funcional e tem como objetivo melhorar as forças musculares e os movimentos dos membros inferiores, principalmente do joelho do membro parético.

Os voluntários deverão comparecer ao laboratório para realizar avaliações clínicas e identificar o estado dos principais músculos, movimentos das articulações e sensibilidade dos membros inferiores. Na sequência, será realizada uma avaliação biomecânica durante o andar.

A professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, da Universidade Cruzeiro do Sul, Ana Maria Forti Barela conta que ao final da avaliação, os voluntários realizarão uma sessão de fisioterapia que envolve técnicas de inibição e reeducação muscular, focalizando nas alterações encontradas nas análises.

Após alguns meses, o voluntário passará por novos testes utilizando a eletroestimulação funcional em músculos específicos dos membros inferiores. O projeto é desenvolvido no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, da Universidade Cruzeiro do Sul, campus Liberdade.

Para participar do estudo, os interessados deverão entrar em contato por telefone (11) 3385 3000 – ramal 3049 (horário comercial) ou (11) 99751 8111 (Odair Bacca).

Local: Universidade Cruzeiro do Sul, campus Liberdade. Rua Galvão Bueno, 868, Bloco B, 12º andar.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
TV Cultura