Agência FAPESP - Até 30 de maio, universidades e entidades científicas brasileiras podem fazer indicações à edição 2010 do Prêmio Fundação Bunge.
Os prêmios são concedidos anualmente a brasileiros ou estrangeiros com permanência definitiva no país que tenham se destacado nas áreas de ciências, letras ou artes.
A cada ano, em sistema de rodízio, o prêmio é concedido a um das áreas do conhecimento, em duas categorias: Vida e Obra, em reconhecimento à obra consolidada de um especialista, e Juventude, que premia jovens talentos.
Na edição deste ano, o prêmio contemplará quatro profissionais nas áreas da Saúde PúblicaMedicina Preventiva e Ciências Florestais. Além de diploma e medalha, os agraciados na categoria Vida e Obra receberão R$ 100 mil, e os contemplados em Juventude, R$ 40 mil.
Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados por representantes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma comissão pré-seleciona os profissionais em cada ramo do conhecimento na categoria Vida e Obra, indicando-os para a decisão do grande júri.
No caso dos jovens talentos, a comissão escolhe diretamente os homenageados. O grande júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores de universidades e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, escolhe os contemplados.
A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 13 outubro na Sala São Paulo. No dia seguinte, será realizado o Seminário Internacional FAPESP-Fundação Bunge, na sede da FAPESP, com a participação de especialistas no temas do prêmio.
Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social das empresas Bunge no Brasil, tem atividades focadas na área da educação, com ênfase no ensino fundamental. Valoriza o conhecimento, incentiva o voluntariado e promove ações educativas e de preservação da memória empresarial.
Dentre as iniciativas realizadas, destacam-se o programa de voluntariado corporativo Comunidade Educativa, o Centro de Memória Bunge, o Prêmio Fundação Bunge e o Prêmio Professores do Brasil, além do ReciCriar - A Pedagogia do Possível.
O presidente do conselho administrativo da Fundação Bunge é Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia e Administração da USP. Entre os integrantes do conselho estão Celso Lafer e Carlos Henrique de Brito Cruz, respectivamente, presidente e diretor científico da FAPESP.
Mais informações: http:www.fundacaobunge.org.br
Envolverde/Agência Fapesp