Notícia

Envolverde

Praça ensina sobre tempo e espaço

Publicado em 15 dezembro 2010

Agência FAPESP - O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inaugurou, na segunda-feira (13/12), a Praça Tempo Espaço, área com equipamentos por meio dos quais os visitantes podem aprender mais sobre aspectos relacionados às duas dimensões.

Instalada em uma área de 900 m² que estava abandonada - ao ar livre e no ponto mais alto do campus da universidade em Campinas -, a praça oferece vista privilegiada de 360º por mais de 10 quilômetros no horizonte.

Concebido por uma equipe multidisciplinar, o novo espaço desdobra conceitos fundamentais associados às medidas da passagem do tempo, de localização geográfica e de objetos próximos ou distantes.

No novo local podem ser encontrados globo terrestre, mesa de bússolas, piscina de ondas, relógio de sol, teodolito e praxinoscópio, máquina por meio da qual é possível movimentar mecanicamente sequências de desenhos ou fotografias, repetindo o princípio usado pelo cinema.

De acordo com o diretor do Museu, professor Marcelo Firer, os instrumentos convidam os visitantes a aprender, de forma lúdica e interativa, artifícios científicos e tecnológicos desenvolvidos pelo homem ao longo dos séculos, para melhor dimensionar o tempo e o espaço.

Segundo a Unicamp, a expectativa é que a Praça atraia estudantes, sobretudo dos ensinos médio e fundamental. As visitas das escolas serão acompanhadas por monitores.

Mais informações: http://www.mc.unicamp.br

(Envolverde/Agência Fapesp)