Notícia

Portogente

Petrobras x Vale

Publicado em 29 dezembro 2009

O presidente Lula pediu, mas não será atendido. Pelo menos por enquanto. Roger Agnelli explicou ao PortoGente, na última semana, que a Vale está construindo seus navios fora do País, porque os estaleiros nacionais estão atolados, até 2015, com as encomendas da Petrobras.

No pé

Lula, reiterada vezes e em público, cobrou a mineradora por fazer suas embarcações em países asiáticos, principalmente a China. O presidente quer que a Vale ajude a desenvolver a indústria naval, renascida com o pré-sal.

Mais tarde

Roger Agnelli, apontado como empresário muito próximo de Lula, diz que apenas no futuro a indústria naval do País poderá atender às necessidades da Vale. A mineradora vai construir um navio de 400 mil toneladas, na China, porque os estaleiros brasileiros não apresentaram propostas.

Sem fronteiras

O vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, disse recentemente que desenvolvimento científico não tem limites geográficos para rebater críticas que São Paulo sempre pensa em si. Está aí uma parceria entre a Vale e a Fapesp, para a mineradora desenvolver pesquisas.

Gargalo verde

O presidente da Vale faz coro junto com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, ao avaliar que licença ambiental virou sinônimo de problema para novos empreendimentos no País.

Na conta do Abreu

A construção de grandes siderúrgicas no Brasil, como quer o presidente Lula, vai depender muito do caixa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É a avaliação de empresários do setor.

On Twitter

O ministro dos Portos, Pedro Brito, no dia 25 último, no seu Twitter pessoal, parabenizou o site PortoGente "pelo excelente trabalho de divulgação do setor portuário em 2009".

Novos desafios

Ainda no Twitter, Brito diz que fecha o ano com a sensação de dever cumprido. Com a dragagem resolvida, a principal meta da SEP, em 2010, é o Plano Nacional de Logística.

Cobiça

Neste final de ano, a Secretaria Especial de Portos (SEP) recebeu delegações de países da Ásia. Os portos nacionais estão bem na fita com os tigres asiáticos.

Disputa

Ainda a espera da liberação de um porto seco na cidade, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho (PT), recebe previsão de que a liberação do trecho Sul do Rodoanel pode "roubar" empresas da sua cidade para o interior paulista, como Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

Tiro e queda

Poucas horas depois de publicadas aqui as notas sobre as críticas que fez à estrutura e organização da Autoridade Portuária de Santos, o gafanhoto-superintendente da Guarda Portuária foi desligado dos quadros da Codesp. Ocupa interinamente o posto um funcionário de carreira da estatal. Mas há quem diga que Esmeraldo Neto, aquele superintendente do Cenep que não deslancha, poderá assumir o cargo.

Outra vez ele

Useiro e vezeiro em realizar despesas e trapalhadas no Porto de Santos, como ter viajado com dinheiro da empresa sem ter sido contratado e no caso das demissões sem motivo que deixaram o ministro Pedro Brito embaraçado com o presidente Lula, agora o gafanhoto Sérgio Figueiredo, que entende patavina de porto e se acha incontrolável pela direção da empresa, está montando um inadequado concurso público para admissão de pessoal. O insucesso é garantido.

Sem resposta

Até agora a Autoridade Portuária do Porto de Santos (Codesp) não explicou porque a cobrança de dívida milionária da Usiminas (ex-Cosipa) não foi efetuada. Com a palavra, o presidente... da Codesp.

A ver navios

Passados dois anos da celebração festiva, a unificação dos sindicatos de Conferentes de Carga e Descarga e de Capatazia do Porto de Santos (SP) não foi legalizada. 67,4% dos trabalhadores do segundo sindicato não querem mais a unificação.

Paraíso

Depois de avaliar 24 localizações, a Suzano, maior grupo, no País, do setor de papel e celulose, resolveu instalar uma unidade em Pernambuco. Quem vibra com a vitória é o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo Portuário de Suape, Fernando Bezerra Coelho.

Eu garanto

O Governo da Bahia, em contato com o PortoGente, garante que o Porto Sul, a ser construído em Ilhéus, vai gerar milhares de empregos no Sul do estado e não trará prejuízo ambiental.

Promessa

E como anda a rodovia ligando o Porto de Santos, no oceano Atlântico, aos portos de Arica e Iquique (Chile), no Pacífico, que pouco mais de um ano atrás estava com término prometido para este final de ano?

Novo plano

Um projeto-piloto com planos ambiciosos visando identificar, rastrear e autenticar mercadorias em todo o território nacional foi lançado esta semana em Salvador, com o apoio do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), da Receita Federal e das secretarias estaduais de Fazenda. Chama-se Brasil-ID. Oremos.

Queda

Os principais analistas brasileiros do agronegócio preveem preços muito baixos para a negociação do milho em 2010. Um dos produtos que mais cresceu no quadro de exportação do País encarou grande queda de preços em 2009 e deverá continuar sofrendo, mesmo com mecanismos de defesa do Governo Federal.