Notícia

Envolverde

PD no Inpe com Bolsa da FAPESP

Publicado em 30 agosto 2010

Agência FAPESP - O Projeto Temático "Land use change in Amazônia: Institutional analysis and modelling at multiple temporal and spatial scales", financiado pela FAPESP, dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado, por um período de um ano, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O objetivo da bolsa é desenvolver o subprojeto "Detection and description of occupation patterns and trajectories in multitemporal satellite data".

O projeto consiste no desenvolvimento de novas metodologias para identificar e caracterizar os padrões e as trajetórias de ocupação na Amazônia usando técnicas de mineração de dados, ecologia da paisagem e análise multitemporal de dados.

O resultado final é o desenvolvimento de um framework que permita, de forma fácil e eficiente, a análise dos padrões de desflorestamento associados com os diferentes processos e estágios de ocupação humana na Floresta Amazônica.

O candidato deve ter graduação e título de doutor (recente) em ciência da computação, publicações em inglês em revista indexada, experiência em programação C++ e Java, conhecimento em técnicas de processamento digital de imagens (segmentação) e teoria de grafos. É esperado, também, que o candidato tenha motivação e habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência e apresente desenvoltura na redação de relatórios e artigos científicos, em inglês.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos até 1º de setembro: carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa com um breve relato de sua experiência, curriculum vitae completo e três cartas de recomendação.

Outras informações podem ser obtidas por e-mail endereçado à Dra. Leila Fonseca: leila@dpi.inpe.br.

Enviar documentos para:

* Dra. Leila Fonseca

Divisão de Processamento de Imagens - DPI

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Av. dos Astronautas, 1758, Jardim da Granja

12227-010 - São José dos Campos - SP

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP - Oportunidades, em http://www.oportunidades.fapesp.br.

(Envolverde/Agência Fapesp)