Notícia

Envolverde

PD em educação com Bolsas da FAPESP

Publicado em 21 março 2011

Agência FAPESP - O grupo de estudos Programas Especiais de Formação de Professores, Educação a Distância e Escolarização da Universidade de São Paulo, apoiado pela FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático, em colaboração com pesquisadoras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Instituto de Psicologia da USP, dispõe de três Bolsas de Pós-Doutorado destinadas ao desenvolvimento de pesquisa sobre os seguintes temas e objetivos:

1) Novos modelos de formação de professores em serviço em países da América Latina (séries iniciais do EF) - duas bolsas

Supervisão: Belmira Oliveira Bueno e Marilene Proença Rebello de Souza

Objetivos: Desenvolver análises comparativas entre os modelos de formação de professores que surgem após os anos 1990 na Argentina e no México; analisar as estratégias de ajuste às demandas nacionais; levantar dados sobre as repercussões de tais modelos para os processos de escolarização nos países em questão.

2. O trabalho docente nos diferentes modelos criados na América Latina para formação de professores em serviço (séries iniciais do EF) - uma bolsa

Supervisão: Alda Junqueira Marin

Objetivos: Rastrear a gênese desses cursos no que tange às propostas de trabalho docente na Argentina e no México; localizar, na documentação específica, a regulação para o exercício das funções de ensino nesses modelos; desenvolver análises comparativas entre tais modelos de formação e aqueles adotados no Brasil, especialmente os cursos especiais para professores em serviço.

O valor da bolsa é de R$ 5.028,90 mensais. A duração do projeto será de 12 meses. Há também Reserva Técnica, conforme tabela da FAPESP.

Pré-requisitos para aplicações:

* Ter título de doutor, com comprovada competência na área e tema proposto;

* Se houver vínculo empregatício, comprovar a concordância da instituição em conceder afastamento sem vencimentos;

Apresentar currículo atualizado, carta de recomendação, carta contendo breve relato de sua experiência e objetivo de carreira. Os documentos devem ser enviados em formato PDF.

Os candidatos aceitos deverão:

* Apresentar ao menos um artigo científico para publicação em periódicos nacionais ou internacionais na área da pesquisa e um relatório anual de atividades;

* Participar ativamente do Grupo de Pesquisa e apresentar ao menos um seminário por semestre;

* Reconhecer e citar o Grupo de Pesquisa nos resultados do projeto de pesquisa, como livros, artigos e outras formas de transferência de conhecimento.

As propostas deverão ser enviadas até o dia 31 de março de 2011 para a dra. Marilene Proença, no e-mail mprdsouz@usp.br.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em http://www.oportunidades.fapesp.br.

(Envolverde/Agência Fapesp)