Notícia

Envolverde

Pacote para nova ortografia

Publicado em 12 janeiro 2009

Por Redação da agência Fapesp

A Secretaria da Educação de São Paulo terá um pacote de medidas para implantar as alterações do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em suas cerca de 5,5 mil escolas. O objetivo é que neste ano os 5 milhões de estudantes da rede estadual iniciem uma mudança gradual na aprendizagem, com seus professores capacitados.

Segundo a secretaria, no fim de 2008 foram capacitados cerca de 17 mil professores e professores coordenadores de oficinas pedagógicas, que têm atribuição de difundir conhecimento na rede. Esse processo terá continuidade por intermédio da Rede do Saber, sistema que permite comunicação pela internet entre as escolas e professores estaduais. Um roteiro com as mudanças será disponibilizado a todos os seus 250 mil professores, com download pela internet.

Materiais disponibilizados pela Secretaria da Educação – guias curriculares e cadernos do professor, por exemplo – terão versão com a nova ortografia. O material didático é distribuído pelo Ministério da Educação.

“É uma mudança grande para uma rede com 5 milhões de alunos, a maior do Brasil. O prazo indicado pelo Ministério da Educação é de três anos, mas decidimos iniciar as alterações. Desde 2008, o Estado de São Paulo vem agindo para que o processo ocorra normalmente”, disse Valéria Souza, coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas da secretaria.

Uma videoaula sobre as mudanças também será apresentada pelo site da secretaria, com acesso a todos os educadores da rede estadual.

Mais informações: http://www.educacao.sp.gov.br