Notícia

Revista Amazônia

Machado de Assis – Aproximações

Publicado em 18 outubro 2017

O escritor, crítico e professor Silviano Santiago discutirá no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP o seu mais recente romance, Machado (2016, Companhia das Letras), e os impasses da literatura contemporânea, no encontro Machado de Assis – Aproximações, no dia 24 de outubro de 2017, às 9h30.

No encontro, Santiago falará sobre o novo gênero literário que, em entrevistas recentes, afirma estar surgindo no século 21, o “romance de sobrevida”, que se contrapõe ao “romance de formação” do século 18, gênero do qual faz parte não só Machado, mas também seu romance anterior, Mil Rosas Roubadas (2014, Companhia das Letras).

No seu livro Machado, Santiago mistura ficção, ensaio, biografia e autobiografia para discutir os derradeiros anos de Machado de Assis, momento em que fica viúvo, sofre com dores e crises nervosas e escreve seu último romance, Memorial de Aires.

O evento é gratuito, com inscrição prévia via formulário. O encontro acontecerá na Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Agência FAPESP