Notícia

Envolverde

Kepler vai ao espaço

Publicado em 20 fevereiro 2009

Agência Fapesp

Agência Espacial Europeia homenageia astrônomo alemão no nome de seu segundo veículo de transferência automatizada, que levará carga para a ISS em 2010.

Depois de Júlio Verne, Johannes Kepler. O segundo veículo de transferência automatizada (ATV, na sigla em inglês) da Agência Espacial Europeia (ESA) receberá o nome do astrônomo e matemático alemão responsável pelo descobrimento das leis de movimento planetário.

Segundo a ESA, o veículo deverá ser lançado em meados de 2010, para levar experimentos, equipamentos e peças de reposição, além de alimentos, água e ar para a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS).

Este ano será comemorado o 400º aniversário da publicação de uma das mais influentes obras de Kepler (1571-1630), a Astronomia Nova.

“Estamos orgulhosos de que o segundo ATV europeu levará o nome de Kepler, que reflete como o papel da Europa na exploração humana do espaço tem suas raízes em uma longa tradição de progressos científicos e tecnológicos”, disse Simonetta Di Pippo, diretora de voos espaciais tripulados da ESA.

“A próxima missão do ATV será uma confirmação do compromisso e do interesse da Europa no futuro da Estação Espacial Internacional”, afirmou.

Em 2008, a bem-sucedida missão do Júlio Verne demonstrou a importância do veículo de transferência automatizada para a logística e operação da ISS. Em seu primeiro vôo, o ATV europeu levou seis toneladas de carga e removeu 2,5 toneladas de lixo.

Mais informações: http://www.esa.int

(Envolverde/Agência Fapesp)