Notícia

Envolverde

Intercâmbio com a França

Publicado em 10 março 2009

Agência Fapesp

Capes seleciona projetos para intercâmbio científico entre instituições de ensino superior brasileiras e francesas. Inscrições até 30 de abril.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deu início à seleção de projetos conjuntos para o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e da França, no âmbito do Programa Capes/Cofecub.

Realizado em parceria com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) desde 1978, o programa visa a estimular a formação e o aperfeiçoamento de pós-graduandos e docentes vinculados a programas de pós-graduação de instituições por meio de projetos conjuntos.

O programa Capes-Cofecub financia a realização de missões de trabalho e de estudos. Para as missões de trabalho são concedidas passagens aéreas e diárias. Para as missões de estudo há concessão de bolsas, passagens aéreas, seguro-saúde e auxílio-instalação a estudantes do lado brasileiro.

As equipes brasileiras receberão ainda recursos de custeio no valor de até R$ 10 mil por ano. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, sendo que o prazo para apresentação de projetos termina em 30 de abril, para que no início de 2010 comecem as atividades com a liberação dos recursos.

As equipes participantes devem ser compostas de, no mínimo, quatro doutores, sendo a coordenação exercida por docente brasileiro com título de doutor obtido há pelo menos cinco anos, além de estarem vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7.

A proposta apresentada deverá enfatizar a promoção do aperfeiçoamento de estudantes e jovens pesquisadores, por meio de estágios acadêmicos nas modalidades de doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral, além da mobilidade de docentes.

A duração prevista dos projetos selecionados é de até quatro anos, divididos em períodos de dois anos. Uma avaliação será efetuada no decorrer do segundo ano de execução para decisão sobre a renovação do projeto para o segundo período de dois anos.

Mais informações: http://www.capes.gov.br

(Envolverde/Fapesp )