Notícia

Meon

Histórias digitalizadas

Publicado em 24 novembro 2015

A Univap (Universidade do Vale do Paraíba) em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Câmara Municipal, lançam hoje um site que resgata mais de 200 anos de história da cidade de São José dos Campos.

O portal será um canal onde estarão disponíveis fotos, documentos e arquivos desde 1803 até os dias atuais. O resgate dos acontecimentos foi obtido através do Núcleo de pesquisa Pró-memória, desenvolvido pelo laboratório de Pesquisa e documentação histórica da Univap, que, através da coordenação das professoras e doutoras Maria Aparecida Papali e Valéria Zanetti, pode disponibilizar esse acervo tão precioso para a história da cidade.

“A digitalização desses documentos é feita em uma supermáquina de cópias que temos aqui em nosso laboratório, que custa em torno de 150 mil reais, angariados por financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Além dos equipamentos especializados, o programa Pró-memória conta com estagiários do curso de História, que trabalham no tratamento desses documentos. Essa prática auxilia a formação desses estudantes e também a pesquisa da Universidade”, revela a prof ª. Papali.