Os cientistas que clonaram pela primeira vez um embrião humano disseram no domingo que fizeram com que óvulos de macacos se transformassem em fetos, sem a ajuda do espermatozóide, em um processo chamado de partenogênese. Eles afirmaram que os experimentos mostram a vantagem de usar a terapia para fornecer tratamentos adequados a cada mulher, ou talvez usar óvulos doados para tratar parentes próximos. Michael West, da Advanced Cell Technology, afirmou que a companhia espera usar as experiências para encontrar maneiras de rejuvenescer tecidos humanos e tratar doenças.
O MENOR RÉPTIL DO MUNDO
Cientistas dizem ter descoberto o menor réptil do mundo: um lagarto de 1,6 centímetros de comprimento. O Jaragua sphaero foi achado por pesquisadores americanos no Caribe. Ele pode ser encontrado na República Dominicana e na Ilha de Beata, segundo a ONG Conservation International.
BRASIL TERÁ DNA DO EUCALIPTO
Aprimorar a qualidade do eucalipto plantado no Brasil é o principal objetivo do projeto de seqüenciamento do DNA da árvore, anunciado ontem. O projeto é fruto de uma parceria entre quatro empresas de papel e celulose, a Universidade de São Paulo e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O trabalho deverá estar concluído até fevereiro do próximo ano. Para a indústria, o genoma do eucalipto poderá baixar custos da produção de papel e celulose. Para o meio acadêmico, a pesquisa pode elucidar a origem dos problemas que comprometem o desenvolvimento do eucalipto e a obtenção de melhores mudas.
Notícia
Extra (Rio de Janeiro, RJ)