Notícia

Revide Vip online

"Férias com ciência"

Publicado em 11 janeiro 2012

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto está aberta durante seis dias no mês de janeiro para realizar o programa "Férias com Ciência". O projeto teve início nesse dia 10 e acontecerá nos dias 12, 17, 19, 24 e 26 de janeiro, das 14h30 às 17h, no Museu e Laboratório de Ensino de Ciências, que fica na Rua Clívis Vieira, casa 27, no câmpus da USP. "A programação é para alunos apartir dos 13 anos e envolverá o estudo de observação, atividades práticas e discussões. As atividades serão gratuitas" explica Marisa Ramos Barbieri coordenadora da Casa da Ciência.

Para os estudantes que ainda não se inscreveram e estejam interessados em participar e se envolver com a ciência, ainda há tempo. "Os cursos são independentes, não há uma sequência. Portanto, se o aluno perder um dia de curso pode se inscrever para os dias seguintes" explica a coordenadora.Para informações ligue: (16) 2101.9308 ou pelo e-mail: casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br

O projeto

A Casa da Ciência teve seu início em 2001 com o projeto educacional "As Células, o Genoma e Você", ligado ao CTC (Centro de Terapia Celular), um dos Cepid´s (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) financiados pela Fapesp e contou também com apoio da Fundação Vitae (2005) para a consolidação do MuLEC (Museu e Laboratório de Ensino de Ciências).

O projeto foi proposto a partir da trajetória metodológica do LEC (Laboratório de Ensino de Ciências 1981-2000) da FFCLRP/USP (Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirao Preto), que trabalhava diretamente com professores e alunos das escolas básicas. "Investigar a aprendizagem dos alunos constitui a base da ação metodológica da "Casa". Construída no contato direto com os alunos, revela o potencial desperdiçado dos jovens que, quando estimulados em projetos de iniciação científica, alcançam resultados surpreendentes" afirma a coordenadora.

Alguns programas da "Casa da Ciência""Adote um Cientista" é o carro-chefe do projeto e nasceu em 2005, decorrente de programas anteriores como o Caça-Talentos (2001/03) e Fapesp Jr. (2004). A coordenadora Marisa Ramos Barbieri diz que o programa tem o objetivo de inserir alunos em projetos de investigação científica. "Jovens do ensino básico participam de encontros com pós-graduandos e graduandos do Hemocentro e da USP de Ribeirão Preto, em que temas específicos (geralmente são temas das pesquisas que os alunos estão realizando) são escolhidos e abordados".

Na Casa da Ciência existe também o programa "Pré-Iniciação Científica - sintonizando programas educacionais". "Esse é um programa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo estimular o interesse científico de alunos da rede pública de ensino pela pesquisa científica" explica a coordenadora. Ela diz que diversas unidades da USP participam, tendo apoio da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e da iniciativa privada.

Para a realização do projeto a Casa da Ciência, recebe alunos de Ribeirão Preto e região, inscritos na FMRP/USP e, paralelo ao seu projeto de pesquisa, acompanham as atividades do "Adote um Cientista". "Uma troca interessante foi estabelecida entre os dois programas, com ganhos mútuos" ressalta Marisa."Com o projeto da "Casa da Ciência" buscamos ir além de somente ministrar cursos e palestras, queremos difundir a ciência, através da iniciação científica e pesquisa, na sociedade" finaliza.

Revide On-line

Texto: Bruno Silva

Fotos: Arquivo

Publicado em 11/01/2012