Notícia

EPTV

Espécies extintas

Publicado em 20 julho 2010

Uma carta escrita por pesquisadores brasileiros e publicada pela revista científica Science, revela: as propostas de mudanças para o novo Código Florestal Brasileiro (diga-se, já aprovadas por comissão especial na Câmara dos Deputados no início deste mês) poderão levar mais de 100 mil espécies de animais à extinção. Afora esse estrago sem tamanho, as emissões de gás carbônico na atmosfera também devem crescer substancialmente.

De acordo com o texto, todas as observações feitas pela comunidade científica brasileira foram ignoradas durante a elaboração das propostas. Mais: a carta apresenta a possível alteração da legislação ambiental do País como o "pior retrocesso" sobre o Meio Ambiente em 50 anos. "As novas regras vão beneficiar setores que dependem da expansão de fronteiras de florestas e savanas", ressalta o texto.

A carta é assinada por pesquisadores ligados ao Programa Biota da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Assinam o texto Jean Paul Metzger, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Thomas Lewinsohn, do Departamento de Biologia Animal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luciano Verdade e Luiz Antonio Martinelli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, Ricardo Ribeiro Rodrigues, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP e Carlos Alfredo Joly, do Instituto de Biologia da Unicamp.

fonte: Globo Amazônia