Notícia

Página Rural

Embrapa Hortaliças tem nova chefia

Publicado em 05 agosto 2008

O pesquisador Celso Luiz Moretti foi designado pela Diretoria Executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa o novo chefe-geral da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) para um período de dois anos, renovável por mais dois anos. Ele foi escolhido após um processo público de seleção iniciado em fevereiro.

Integrante do corpo técnico da Embrapa Hortaliças desde 1994, onde exerceu o cargo de supervisor da Área de Comunicação e Negócios de 1999 a 2004, Celso Moretti é engenheiro agrônomo e tem mestrado e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Sua tese de doutorado foi desenvolvida na Universidade da Flórida (Gainesville, EUA) e parte do trabalho foi premiada pela Florida State Horticultural Society (FSHS) em 1997. Celso Moretti é também especialista em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) com ênfase em Gestão Empresarial.

O pesquisador é orientador do quadro permanente de professores do Programa de Pós-graduação em Nutrição Humana e da Faculdade de Ciências da Saúde, ambos da Universidade de Brasília (UnB), desde 2003. Já orientou ou co-orientou 5 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado. De 2002 a 2005 foi professor visitante da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde 2006 Celso Moretti é professor convidado do Departamento de Horticultura da Universidade da Flórida, em Gainesville (EUA). Participou de 23 bancas de defesa de dissertação de mestrado ou tese de doutorado em diversas instituições de ensino no Brasil.

Foi coordenador ou colaborador em mais de 20 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) financiados pela Embrapa, agências de fomento e iniciativa privada, com volume de recursos arrecadado ao redor de R$ 1,5 milhão. No Brasil, o pesquisador visitou a quase totalidade dos estados da federação com importância para o agronegócio de hortaliças, ministrando cursos e palestras. Participou também, na qualidade de palestrante, consultor ou contraparte de projeto de PD&I, de visitas técnicas a diversos países. Celso Moretti também foi consultor do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) para a China (2004), do Fundo Regional de Tecnologia Agropecuária (FONTAGRO), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (2007), e do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (2008).

O novo chefe-geral da Embrapa Hortaliças atua como consultor ad-hoc de diversas agências de fomento à PD&I como CAPES, CNPq, FAPESP, FAPEMIG, e FAP – DF, dentre outras e é revisor de publicações técnico-científicas nacionais e. Desde 2005 o pesquisador atua como membro convidado do CODEX ALIMENTARIUS – Brasil, no comitê de frutas e hortaliças frescas. Publicou em sua carreira, como autor ou co-autor, mais de 160 trabalhos técnico-científicos entre artigos, resumos de congresso, boletins e comunicados técnicos, dentre outros. É também autor de 20 capítulos de livros e editor ou co-editor de 8 livros.

Fonte: Embrapa Hortaliças