Notícia

JorNow

Elsevier lança Qualidade e processamento de pescado

Publicado em 16 dezembro 2013

Qualidade e Processamento de Pescado visa trazer informações e discutir questões de grande importância na cadeia produtiva do pescado, desde a qualidade de seu ambiente de origem: a água, e sua interferência no pescado como alimento, passando por questões inerentes ao pescado, bem como padrões de qualidade para esta matéria-prima. A inserção de ferramentas de qualidade em todas as etapas de produção do pescado são discutidas aqui, no intuito que estas, trabalhem de forma complementar, atuando sinergicamente, objetivando a elaboração de produto final de excelência.

A partir de matéria-prima de qualidade e com a tecnologia que se tem disponível nos dias de hoje, é possível o desenvolvimento de produtos diferenciados, com valor agregado, vida de prateleira estendida e de conveniência.

 

Nos dias de hoje, não basta apenas produzir, é necessário o desenvolvimento de alimentos dentro de uma cadeia produtiva sustentável, advinda de empresa limpa", com ações e tecnologias desenvolvidas visando também a minimização da geração de resíduos, bem como o desenvolvimento de coprodutos advindos deste material, que outrora seria descartado.

 

Há cerca de 30 anos, a equipe de autores deste livro vem se dedicando às pesquisas relativas ao processamento do pescado, desde as práticas mais tradicionais até as emergentes, bem como, buscando estabelecer e transferir a tecnologia ao setor produtivo, dentro do conceito de sustentabilidade, e que rastreia a sua produção, visando expor ao consumidor a origem e todas as etapas percorridas pelo pescado, até a chegada de um produto final seguro ao seu prato.

 

Esta obra conta com estrutura didática com exercícios e extensa referência bibliográfica. As coordenadoras e autoras têm grande experiência acadêmica e profissional. O livro atende ao público acadêmico e também aos profissionais da área.

 

Juliana Antunes Galvão, graduada em Ciências Biológicas (UNIMEP1998); Mestrado em Ciência, Área de Concentração em Ciência e Tecnologia de Alimentos (USP/ESALQ 2004); Especialização pela United Nations University - Fisheries Training Program (UNU-FTP 2008) em Quality Management of Fish Handling and Processing, e Doutorado em Ciências , Área de concentração em Química na Agricultura e Ambiente (USP/CENA 2011) . Atualmente é Especialista no Departamento de Agroindústria (USP/ESALQ/USP) sendo supervisora do Grupo de Estudos e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado- GETEP. Participa como Pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Beneficiamento do Pescado Cultivado, Sistemas de Produção Animal no Semiárido e Taxonomia, Ecologia e biotecnologia de Cianobactérias. É revisora de diversos periódicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroindústria, Processamento e qualidade de Alimentos, Qualidade e padronização do pescado, Tecnologia do pescado- beneficiamento, industrialização, resíduos e subprodutos, Qualidade da água de cultivo, Sistemas de qualidade, Rastreabilidade e Sustentabilidade da cadeia produtiva do pescado.

 

Marília Oetterer, graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FAPESP). Profa visitante no Freshwater Institute, University oif Manitoba, Canadá (CIDA). Pós- doutorado em Food Science na University of Georgia- USA (CNPq) . Atualmente é Professora Titular da USP, ministrando disciplinas de Graduação em Engenharia Agronômica e em Ciências dos Alimentos na ESALQ-USP, no Programa de Pós- Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos na ESALQ e em Ciências no CENA-USP. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Agroindústrias de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade e padronização do pescado proveniente da piscicultura e maricultura; Qualidade da água de cultivo; Rastreabilidade e Sustentabilidade da cadeia produtiva do pescado; Tecnologia do pescado- beneficiamento e industrialização- Inovação Tecnológica e transferência de tecnologia; Resíduos e co-produtos do pescado.

 

Coautores: Alexandre Matthiensen; Erika da Silva Maciel; Erika Fabiane Furlán; Lia Ferraz de Arruda Sucasas; Luciana Kimie Savay da Silva.