Notícia

Diário Catarinense

Domínios na Web

Publicado em 30 maio 2007

Por Shelia Pereira de Allencastro, por e-mail

Gostaria de saber se é comum a venda de domínios da Web por parte de empresas e quais os cuidados que devo ter ao adquirir um.

Em princípio a única taxa que você deve pagar para registrar um domínio na Internet é a de manutenção do órgão responsável pelo registro, a Fapesp (www.registro no caso de do- mínios terminados em br, e a Network Solutions, (www.networksofutions. - com), nos terminados em .com, .org e .net.
Acontece que qualquer um pode registrar domínios, por isso pessoas inescrupulosas descobriram uma maneira de ganhar dinheiro: registrando e vendendo-os na Internet. Elas registram antecipadamente nomes que acreditam que, no futuro, alguém irá se interessar. Deve ser o que está acontecendo: possivelmente você procurou por um determina- do domínio e descobriu não só que ele já está registra- do, mas que o camarada que registrou o está vendendo.
Se você realmente faz questão de ter esse nome, há duas saídas. A primeira, mais óbvia e rápida, é comprar o domínio. Nesse caso, o preço varia com o grau de interesse que você demonstrar e também o nome. A segunda opção é entrar com um processo na justiça obrigando o camarada a te dar o domínio, caso seja uma marca registrada no lNPl ou notória, isto é, muito conhecida. Por exemplo, uma pessoa registrou todos os nomes dos programas da Globo (www.globoesporte.com.br, www.jornalnacional.com.br, etc), A emissora entrou com um processo e a pessoa, além de ter sido obrigada a entregar todos os domínios, ainda teve que pagar uma multa de R$ 1. milhão pela trambicagem.