Desde o início da pandemia no país, o desemprego e vulnerabilidade assombram os brasileiros. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil atinge cerca de 11,9 milhões de pessoas.
A realidade compromete o cumprimento de dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: o ODS 8, que diz respeito a trabalho decente e crescimento econômico, e o ODS 10, que fala sobre redução das desigualdades. O Relatório Luz 2022, promovido pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, vai mais além e diz que o cenário de precarização do Brasil começou na reforma trabalhista de 2017, que deve ser revista para que o país possa realmente avançar no tema.
Para refletir sobre desemprego e vulnerabilidade, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (21/07), Rogério Jerônimo Barbosa, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador associado do Centro de Estudo da Metrópole da USP; e Thiago Gehre Galvão, coordenador do Programa Estratégico sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília (UnB 2030) e membro do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030.
O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.