A Embraer Defesa e Segurança reforçou a parceria com a indústria brasileira para o programa do jato de transporte militar e de reabastecimento KC-390, anunciando a seleção da AEL Sistemas, de Porto Alegre - RS, para fornecer mais três sistemas para a aeronave. O programa de desenvolvimento do jato de alerta aéreo antecipado e controle EMB 145 AEW&C para o governo da Índia, que encomendou três plataformas, também avançou, com o primeiro vôo da aeronave.
No final de 2011, a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou a seleção do Super Tucano para o programa LAS (Apoio Aéreo Leve). Fornecida por meio de uma parceria com a Sierra Nevada Corporation, a aeronave será utilizada para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo. A assinatura de contrato de US$ 355 milhões para o fornecimento de 20 aeronaves, incluindo apoio terrestre para treinamento de pilotos, manutenção e outros serviços requeridos, foi temporariamente suspensa no início de 2012 pelo governo dos EUA devido à contestação do resultado da licitação por parte da concorrente não selecionada.
Na esfera institucional, a Embraer anunciou, em parceria com a Boeing e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) planos para um programa de desenvolvimento de longo prazo de um biocombustível para aviação, que poderá resultar na criação do primeiro centro de pesquisas de biocombustíveis no Brasil. Com o objetivo de expandir sua atuação para outras atividades e regiões, a Embraer também assinou protocolos de intenções com a Telebrás (visando criar uma sociedade para o desenvolvimento de satélites para atender às necessidades do governo brasileiro) e com o Governo do Estado de Minas Gerais (para estabelecer um escritório de engenharia e desenvolvimento próximo a Belo Horizonte).