Notícia

MundoGeo

Concursos e Processos Seletivos

Publicado em 06 dezembro 2013

Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Bolsa: O Projeto Temático “Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo”, apoiado pela Fapesp, tem três oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado. Será oferecida uma bolsa para cada linha de pesquisa sugerida. São elas: “As redes de eletrodomésticos em seis cidades médias brasileiras: pautas de distribuição espacial, evolução recente e importância do comércio eletrônico”, “Novos padrões de consumo imobiliário e estratégias das empresas incorporadoras em cidades médias: Londrina, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto” e “A sociedade do consumo nas cidades médias brasileiras: os novos hábitos alimentares e seus espaços de consumo”. Para participar do processo seletivo, os interessados devem enviar um texto com informações sobre a relação entre a sua formação como pesquisador e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, o Curriculum Vitae (plataforma Lattes) e a tese de doutorado. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação.

Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Local: Presidente Prudente (SP)

Contato: As inscrições devem ser encaminhadas aos cuidados de Renata Sakurai, pelo e-mail gasperr@fct.unesp.br. Outras informações podem ser obtidas com as coordenadoras do projeto Maria Encarnação Beltrão Sposito (mebsposito@gmail.com) e Eda Maria Góes (eda@fct.unesp.br). A data limite para inscrições é 20 de dezembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade: http://www.fapesp.br/oportunidades/499.

Cargos:

1) 7.600 vagas para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, de nível médio, para atuar em 546 municípios distribuídos nas 27 unidades da Federação. O salário mensal é de 1.020 reais com carga horária de 40 horas semanais.

2) 180 vagas para Agente de Pesquisas por Telefone, distribuídas em 2 turnos (de 7h às 13h e de 13h às 19h), todas para o município do Rio de Janeiro. O salário mensal é de 765 reais com carga horária de 30 horas semanais.

3) 27 vagas para Analista Censitário de Geoprocessamento para atuar no município do Rio de Janeiro. O salário mensal é de 4 mil, com carga horária de 40 horas semanais. A exigência para esta função é nível superior em qualquer curso de graduação.

4) 18 vagas para Supervisor de Pesquisas lotadas no município do Rio de Janeiro. O salário mensal é também de 4 mil reais e a carga horária é de 40 horas semanais. A exigência é diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Engenharia de Sistemas, ou em Engenharia de Computação, ou em Informática, ou em Ciência da Computação, ou em Análise de Sistemas, ou em Sistemas de Informação, ou em Tecnólogo em Processamento de Dados, ou em Análise de Tecnologia da Informação.

Insituição: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Local: As vagas estão distribuídas em 546 municípios das 27 unidades da Federação.

Contato: As inscrições estarão abertas de 5 de dezembro a 6 de janeiro de 2014, no site da Fundação Cesgranrio. O valor da taxa de inscrição depende da função escolhida pelo candidato. Haverá apenas prova objetiva, com aplicação prevista para o dia 23 de fevereiro do próximo ano. O edital também pode ser consultado no portal do IBGE.

 

Cargo: 10 vagas para Professores Substitutos e Temporários de várias áreas, entre elas para Geografia (2), Análise e Processamento de Dados (1) e Mecanização, Motores e Máquinas Agrícolas/Comercialização Agrícola.

Instituição: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Local: São Luís (MA)

Contato: Interessados em participar do processo de seleção simplificado devem realizar inscrição até o dia 20 de dezembro. Para mais informações, o edital pode ser acessado aqui.

 

Cargos: As vagas para nível superior estão distribuídas entre engenheiro civil (17), engenheiro eletricista (3), engenheiro de agrimensura (2), engenheiro agrônomo (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), engenheiro de meio ambiente e saneamento (2), arquiteto – arquitetura e urbanismo (8), técnico de nível superior – administração (4), técnico de nível superior – arquivologia (1), técnico dn Nível superior – assistência social (1), técnico de nível superior – biblioteconomia (1), técnico de nível superior – biologia (1), técnico de nível superior – ciências contábeis (2), técnico de nível superior – comunicação social (2), técnico de nível superior – economia (1), técnico de nível superior – geografia (2), técnico de nível superior – geologia (1), técnico de nível superior – história (1), técnico de nível superior – informática (3) e eécnico de nível superior – psicologia (1). Já as vagas para nível médio são para assistente administrativo (27). Além disso, há vagas também para profissionais com nível técnico em estradas (16), técnico em edificações (19), técnico em informática (2), técnico em segurança do trabalho (1), técnico em eletricidade (4) e técnico em agrimensura (2).

Instituição: Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap)

Locais: Várias cidades do Estado de Minas Gerais (MG)

Contato: As inscrições estarão abertas entre as 9h do dia 14 de janeiro de 2014 e às 23h59 do dia 13 de fevereiro de 2014, através do site www.fumarc.com.br. Para mais informações confira o edital de abertura.

 

Cargos: Vagas para técnicos em agrimensura, geoprocessamento, cartografia ou agrícola e informática. Além disso, segundo o edital, há vagas para profissionais com nível superior completo em engenharia de agrimensura ou engenharia cartográfica, engenharia agronômica, ciências contábeis e tecnologia da informação.

Instituição: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

Local: As vagas estão distribuídas para os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Brasília e Maranhão.

Contato: Para participar do concurso deve-se preencher formulário contido no endereço eletrônico inscricao.universa.org.br, entre os dias 13 de novembro e 16 de dezembro de 2013, com limite das 20h do último dia. Para mais informações, clique aqui para acessar o edital.

 

Cargo: 704 vagas para Professor com carga de 16h semanais que estão distribuídas pelas seguintes disciplinas: Artes (98), Biologia (13), Ciências (52), Educação Física (18), Filosofia (249) História (22), Inglês (140), Francês (4), Espanhol (16), Sociologia (84) e Disciplinas Pedagógicas (8). As 696 vagas para Professor 30h são destinadas às disciplinas de Português (109), Física (169), Geografia (66), Matemática (313) e Química (39).

Instituição: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ)

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Contato: As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de dezembro de 2013, pelo site www.ceperj.rj.gov.br.

 

Cargos:

1) Nível fundamental: as vagas para nível fundamental estão distribuídas para os seguintes cargos: agente de saneamento ambiental (100), motorista operador de equipamentos automotivos (32), oficial de manutenção – caldeiraria (2), civil (5), elétrica (32), eletroeletrônica (1), hidráulica (1), mecânica (36) e soldador (4).

2) Nível médio/técnico: As vagas para nível médio/técnico são para atendente a clientes (2), técnico em gestão (92), controlador de sistemas de saneamento (1), técnico de segurança do trabalho (7), técnico em gestão – informática (8), técnico em sistemas de saneamento – agrimensura (13), edificações (59), eletromecânica (2), eletrônica e instrumentação (3), eletrotécnica (21), hidráulica (3), mecânica (17), química (24), meio ambiente/saneamento (36) e saneamento (11).

3) Nível superior: de acordo com o edital, há vagas de nível superior para advogado (13), biólogo (5), enfermeiro do trabalho (1), engenheiro de agrimensura (1), engenheiro ambiental (5), engenheiro civil (29), engenheiro elétrico (6), engenheiro mecânico (2), engenheiro mecatrônico (1), engenheiro químico (4), engenheiro de segurança do trabalho (2), médico do trabalho (3), tecnólogo em construção civil – edifícios (1), hidráulica (2) e pavimentação (1), saneamento ambiental (4) e sistemas (1), analista de gestão com formação nas áreas de: administração de empresas (16), contabilidade (2), economia (4), serviço Social (2) e sistemas (7).

Instituição: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)

Local: Diversas cidades do Estado de São Paulo

Contato: As inscrições ficarão abertas no período entre às 10h do dia 14 de novembro de 2013 até às 14h do dia 13 de dezembro de 2013 e deverão ser efetuadas no site www.concursosfcc.com.br. Os candidatos devem preencher o requerimento de inscrição e pagar a taxa de 75 reais para concorrer aos cargos de nível superior, de 62 reais para médio e de 52 reais para fundamental. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

 

Cargos: Autorizado concurso para com 20 vagas para analista administrativo; 168, para técnico administrativo; 53, para técnico ambiental; e 30 para analista ambiental.

Instituição: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Local: Não informado

Contato:O prazo para publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses a partir do último dia 4 de novembro. As portarias que autorizam a realização do concurso estão disponíveis na edição do Diário Oficial da União (DOU) número 241, datada de segunda-feira, 04 de novembro.

 

Empregos

 

Cargo: Analista de Negócios – GIS. Segundo a empresa, esta vaga será preechida por profissionais com ensino superior completo em tecnologia da informação (sistema de informação, ciência da computação ou análise de sistemas) ou ciências da terra (geografia, geologia, engenharia cartográfica, engenharia de agrimensura). Além disso, é necessário ter conhecimento sobre características, processos, produtos, serviços e mercado das áreas de negócio; noções de programação e customização de aplicação em ambiente Web; noções de levantamento de requisitos e documentação técnica; bons conhecimentos em banco de dados geográficos; bons conhecimentos de cartografia, cartografia temática, SIG, sensoriamento remoto; bons conhecimentos da tecnologia Esri, ambiente desktop, server, extensões principais e mobile. O contratado realizará tarefas de apoio técnico ao canal de vendas da Empresa, auxiliando o vendedor e/ou o cliente no entendimento da tecnologia Esri, na concepção de soluções compatíveis com as necessidades do negócio do cliente e alinhadas às diretrizes técnicas e institucionais da Imagem. Ainda, desenhará soluções que atendam as necessidades dos clientes, auxiliando-o a entender o problema de negócio, obtendo detalhes e características da solução a ser criada e, identificar os requisitos e pontos-chave do sistema.

Empresa: Imagem

Local: São José dos Campos (SP)

Contato: Interessados devem enviar currículo (detalhado) para rh@img.com.br com o título Vaga Analista de Negócios ou cadastrar pelo site www.img.com.br.

 

Cargo: Especialista GIS. Segundo a companhia, os requisitos para esta vaga são: experiência em implementação de soluções baseadas em plataforma GE Smallworld; suporte e liderança técnica de equipes; sólidos conhecimentos em GE Eletric Office, incluindo modelo de dados e GE Design Manager; experiência em desenvolvimento de interfaces com SAP; fortes conhecimentos em Oracle; inglês intermediário a fluente; conhecimento em outros produtos GE tais como: GSA, GSS, SIAS, SBI e PowerOn; conhecimentos em banco de dados VMDS. Além disso, é desejável formação em Engenharia Elétrica (não obrigatório). O candidato irá atuar como líder técnico em projeto de implantação de solução utilizando plataforma de produtos GE Smallworld. Irá liderar equipe de desenvolvimento, realizando a coordenação de atividades da equipe e suportando-a tecnicamente. Deverá elaborar e validar especificações técnicas, ser capaz de discutir soluções para atender aos negócios do cliente, acompanhar testes, garantir a qualidade dos entregáveis de sua equipe. Responderá ao gerente de projeto e deverá mantê-lo informado de todas as questões técnicas relevantes que ofereçam risco ao bom andamento do projeto.

Empresa: CGI

Local: Berrini (SP)

Contato: A contratação conta com um atraente pacote de benefícios. Interessados devem enviar currículo, com pretensão salarial, para amanda.cardial@cgi.com.

 

Cargo: 15 vagas abertas. As oportunidades estão divididas em quatro áreas: 1 vaga de assistente de prospecção, 1 de analista de soluções, 3 para Pessoas com Deficiência (PCD) e 10 de analista de negócios. As contratações visam ampliar o quadro da unidade, em franca expansão. Fundada em 2005 com apenas 18 funcionários, a TOTVS Brasília tem hoje mais de cem colaboradores e atende a empresas nos dez segmentos de atuação da TOTVS: Agroindústria, Construção e Projetos, Distribuição e Logística, Educacional, Financial Services, Jurídico, Manufatura, Saúde, Serviços e Varejo. O crescimento no número de colaboradores e clientes motivou a mudança da equipe para um novo escritório em outubro.

Empresa: TOTVS

Local: Brasília (DF)

Contato: Os interessados em participar da seleção devem encaminhar email para rh.df@totvs.com.br ou se cadastrar no site da empresa: http://www.totvs.com/trabalhe-conosco. A companhia oferece remuneração compatível com o mercado e benefícios.

 

Oportunidades

 

Licitação:Empresa especializada para atualização, georreferenciamento e geoprocessamento de cadastro de logradouros e cadastro imobiliário e econômico da zona urbana, digitalizando em plataforma CAD, alimentando a cartografia existente, de forma a subsidiar as atividades de planejamento e de administração tributaria.

Instituição: Prefeitura Municipal de Santo Amaro (BA)

Local: Santo Amaro (BA)

Contato: A licitação ocorrerá em 13 de dezembro de 2013, sendo que o edital pode ser solicitado pelo telefone (75) 3241-8420, bem como pelo email copel.pmsa@gmail.com. Fonte: Instituto Geodireito

 

Licitação: Empresa especializada em iluminação para realizar os serviços de manutenção, georreferenciamento, eficientização e de ampliação da rede de iluminação publica, incluindo o fornecimento de materiais, de acordo com as especificações e critérios estabelecidos em edital.

Instituição: Prefeitura Municipal de Catalão (GO)

Local: Catalão (GO)

Contato: A licitação ocorrerá em 20 de dezembro de 2013, sendo que o edital pode ser solicitado pelos telefones (64) 3441-5000 ou 3441-5061, bem como pelo email licitacao@catalao.go.gov.br. Fonte: Instituto Geodireito

 

Licitação: Empresa especializada em serviços de georreferenciamento de redes de água e clientes, para o programa de redução de perdas de água na região metropolitana de Belo Horizonte.

Instituição: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)

Local: Minas Gerais (MG)

Contato: A licitação ocorrerá em 7 de janeiro de 2014, sendo que o edital pode ser identificado pelo site www.copasa.com.br. Fonte: Instituto Geodireito

 

Licitação: Serviços especializados de engenharia para a execução de levantamento aerofotogramétrico, elaboração de produtos cartográficos, implantação de rede de referencia cadastral municipal, levantamento cadastral imobiliário e implantação de sistema de geoprocessamento.

Instituição: Prefeitura Municipal de Içara (SC)

Local: Içara (SC)

Contato: A licitação ocorrerá em 23 de dezembro de 2013 e o edital pode ser solicitado pelos telefones (48) 3431-3502 e (48) 3431-3539, pelo email comunicacaopmicara@gmail.com ou pelo site http://www.icara.sc.gov.br. Fonte: Instituto Geodireito

 

Bolsa: Seleção de bolsistas, na modalidade Apoio Científico, para atuar na Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio), no âmbito do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade (Probio II). Os aprovados irão desenvolver trabalhos relacionados à avaliação do estado de conservação das espécies da fauna brasileira, elaboração e implementação dos planos de ação para a conservação das espécies ameaçadas, monitoramento do estado de conservação da biodiversidade em unidades de conservação (UC) e fortalecimento e estruturação dos centros de pesquisa e conservação da biodiversidade brasileira. O processo de seleção terá duas etapas: análise de currículos e entrevista.

Instituição: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Locais: Diversas cidades

Contato: Os interessados deverão preencher formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico: www.icmbio.gov.br/bolsasprobio até às 18h (horário de Brasília), do dia 06 de dezembro de 2013. Clique aqui para acessar o edital na íntegra.

 

Licitação: Empresa para prestação de serviços de formação de base de dados georreferenciados e fornecimento de solução SIGM – Sistema de Informações Geográficas Municipal.

Instituição: Prefeitura Municipal de Guanhães (MG)

Local: Guanhães (MG)

Contato: A licitação ocorrerá em 6 de dezembro de 2013 e o edital pode ser solicitado pelo telefone (33) 3421-1501, bem como pelo site http://www.guanhaes.mg.gov.br/. Fonte: Instituto Geodireito

 

Licitação: Empresa para execução de um cadastro imobiliário digital com base em geoprocessamento.

Instituição: Prefeitura Municipal de Osório (RS)

Local: Osório (RS)

Contato: A licitação ocorrerá em 23 de dezembro de 2013 e o edital pode ser solicitado pelo telefone (51) 3663-8228, pelo email licitaosorio@yahoo.com.br ou pelo site http://www.licitacoes-e.com.br. Fonte: Instituto Geodireito

 

Bolsa: 2 bolsas para pós-doutorado em Ciência do Solo na ESALQ/USP na área de Mapeamento Digital de Solos e Espectroscopia de Solos do Brasil.

Instituição: ESALQ/USP

Local: Universidade de São Paulo (USP)

Contato: Interessados devem se inscrever até o dia 15 de dezembro. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

 

Bolsa: 50 bolsas para professores que desejam trabalhar em Timor-Leste. Podem se candidatar professores das redes públicas da educação básica, estudantes de cursos de pós-graduação e professores de instituições de ensino superior. As bolsas são oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Do total de bolsas, 44 são de estágio docente, com auxílio mensal de 2.100 euros; há até seis vagas na modalidade articulador pedagógico, com bolsa de 2.300 euros mensais. Nesta edição do programa, o edital relaciona seis áreas prioritárias no quesito de formação dos educadores – biologia, física, geografia, geologia, matemática e química, seguidas de antropologia, ciências da computação, comunicação, educação, filosofia, história, psicologia e sociologia. A seleção abrange também educadores de letras e linguística, formação de professores da educação básica e ensino de língua portuguesa.

Instituição: Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP)

Local: Timor-Leste

Contato: Conforme o calendário descrito no edital, as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de dezembro e as atividades no Timor Leste terão início a partir de março de 2014. A permanência no país será de seis a 18 meses. Para mais informações confira o Edital nº 76/2013.