Notícia

Envolverde

Comunidade mundial de diagnósticos

Publicado em 10 junho 2010

Agência FAPESP - A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) passou a integrar a comunidade internacional UpToDate, na qual profissionais da saúde de todo o mundo trocam informações e atualizam dados sobre as mais recentes descobertas na área.

A UpToDate reúne cerca de 4,4 mil especialistas que atuam como autores, editores e avaliadores e mais de 385 mil usuários. Trata-se de um repositório de informações disponíveis eletronicamente na internet. O serviço cobre mais de 8,3 mil tópicos em diversas especialidades médicas e inclui mais de 100 mil páginas de textos, além de gráficos, referências e base de dados de medicamentos.

A assinatura do serviço e disponibilização à comunidade da Unifesp foram possíveis graças ao apoio da FAPESP por meio da sexta chamada do Programa FAP-Livros. O custo de US$ 24,6 mil integrou o valor recomendado pela Fundação à Unifesp na chamada que teve o objetivo de apoiar a aquisição de livros, e-books e publicações em outras mídias, destinados à pesquisa científica e tecnológica.

Com mais de 380 mil participantes e 4,4 mil especialistas encarregados de revisar as informações, a UpToDate é considerada a maior rede dedicada a coletar e divulgar conhecimentos sobre informações clínicas.

O banco de dados da comunidade virtual conta com mais de 8,3 mil tópicos em 16 especialidades médicas, totalizando quase 100 mil páginas de textos e gráficos e mais de 385 mil referências. A rede disponibiliza ainda uma base de dados de medicamentos.

De acordo com a Unifesp, a UpToDate auxilia médicos em diagnósticos, exames e tratamentos ao apresentar casos ocorridos em países por todo o mundo, o que é importante para o profissional especialmente na identificação e no tratamento de enfermidades raras ou pouco conhecidas em sua região.

O acesso está disponível à comunidade da Unifesp por meio da Biblioteca Central da universidade.

Mais informações: http://www.biblioteca.unifesp.br

(Envolverde/Agência Fapesp)