Notícia

Revista Amazônia

All laser-driven MeV Compton X-ray source

Publicado em 22 novembro 2017

Agência FAPESP – O professor Sudeep Banerjee, da University of Nebraska–Lincoln (UNL), ministrará a palestra “All laser-driven MeV Compton x-ray source” no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), dia 23 de novembro de 2017, das 16 às 17 horas.

No colóquio, Banerjee falará sobre o trabalho recente da UNL com o IFUSP sobre o desenvolvimento de uma fonte de raio X sintonizável, totalmente a laser, baseada na dispersão inversa de Compton.

Segundo o IFUSP, essa fonte produz feixes altamente colimados de raios X de alta energia que abrangem a faixa de energia de 10 keV (ev é abreviatura da medida elétron-volt) a 20 MeV. Feixes colimados são gerados pela colimação (processo de tornar paralelas) com a maior precisão possível, as trajetórias de partículas de determinados feixes, que podem ser eletrônicos, luminosos, linhas de fluxo eletromagnético, entre outros.

O evento é gratuito, não precisa de inscrição prévia e ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP, localizado na rua do Matão, 1371, Cidade Universitária, São Paulo.

Haverá transmissão ao vivo pela IPTV-USP, em http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=379.

Mais informações: http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1600.

Agência FAPESP