Notícia

Universia Brasil

Zootecnia da Unoeste visita Agência Paulista de Tecnologia

Publicado em 24 novembro 2009

Alunos do 2º termo do Curso de Zootecnia participaram neste mês de uma visita técnica na Agência Paulista de Tecnologia (Apta), localizada na Cidade da Criança, em Presidente Prudente. A atividade foi desenvolvida através da disciplina de Práticas Zootécnicas e a professora responsável, Marilice Zundt, acompanhou os acadêmicos.

De acordo com a docente, a Apta é um pólo regional de pesquisa e abrange atividades das seguintes áreas: fitotecnia, produção animal (ovinocultura ? manejo e produção e manejo de pastagens), aquicultura, economia rural e sanidade animal e vegetal. "O objetivo foi proporcionar aos alunos conhecimentos sobre as atividades exercidas pelo zootecnista dentro de uma unidade de pesquisa", salienta.

Marilice conta que pesquisadores da Apta apresentaram seus projetos, que são pesquisas voltadas diretamente ao mercado e ao produtor rural. Inicialmente, o pesquisador Ricardo Firetti falou sobre Economia Rural e pesquisas em atuação relacionadas à percepção de consumidores sobre a carne ovina no Estado de São Paulo.

Em seguida, Andréia Luciane Moreira Duarte, também pesquisadora da Apta e responsável pelas pesquisas na área de Produção Animal, mostrou aos acadêmicos seu trabalho atual denominado Manejo de Forrageira da Espécie Panicum em Sistemas de Produção de Ovinos.

Na sequência, os acadêmicos conheceram, através do pesquisador Vander Bruno dos Santos, a área de pesquisa relacionada a aquicultura com o projeto: Avaliação do Crescimento de Linhagens de Tilápias quanto à Hiperplasia e Hipertrofia dos Tecidos Muscular e Adiposo, apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Para Marilice, os universitários tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimentos na visita técnica, "pois além de conversarem com os pesquisadores da Apta, visitaram cada estação experimental e receberam explicações práticas sobre as diversas atividades existentes no pólo regional".

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unoeste