Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa)

Publicado em 04 novembro 2012

Por Bruna Carvalho
A presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) Irene Marchesan enfatizou a importância da profissão na abertura do XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que acontece de 31/10 a 03/11, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).
 
Entre os pontos de destaque, Marchesan apontou para a escolha de Brasília como centro de atenção e encontro com Ministros de Estado, gestores públicos, Senadores e Deputados. “Muitas vezes pensamos que nossos políticos não fazem nada por nossa profissão. Na verdade, não são eles que devem fazer algo e sim todos nós, os fonoaudiólogos. Vir para cá nos pareceu algo necessário para que eles pudessem saber quem somos, o que fazemos e qual é a importância e campo de atuação dessa profissão”, disse a presidente da SBFa na abertura oficial do evento.
 
Entre outros, participaram da abertura solene o Senador Inácio Arruda (PCdoB), o Deputado Distrital Israel Batista (PEN), o Dr. Helvécio Miranda Guimarães Júnior, Secretário de Atenção à Saúde, representando o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, a Dra. Vera Mendes, Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência - DAPES/SAS -, do Ministério da Saúde, e Bianca Quiroga, presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa).
 
Para o Senador Arruda, o Congresso em Brasília é realizado em um momento oportuno, onde “o País passa por um momento especial, em que se tem a oportunidade de ajudar não só a fonoaudiologia como o povo e, especialmente, as crianças brasileiras”.
 
O Deputado Distrital Israel Batista lembrou que a fonoaudiologia também é de suma importância para a educação. “Mais de 38% dos universitários brasileiros são analfabetos funcionais, não dominam as habilidades básicas de leitura e escrita”, numa forte referência a algumas áreas onde a fonoaudiologia tem seu foco de atenção e importância da implementação de fonoaudiólogos na escola.
 
Por fim, na sua mensagem de abertura da solenidade do XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Helvécio Miranda Júnior, da Secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde apontou a satisfação pela contemporaneidade dos temas que o evento abordará, entre diversos assuntos, a saúde da pessoa com deficiência e a prevenção auditiva e intelectual.  “Cerca de 50 milhões de brasileiros têm alguma deficiência moderada e grave. Por isto é importante ter o cuidados e o olhar do fonoaudiólogo”, disse o Secretário, que afirmou a ampliação, em 2013 e 2014, dos trabalhos dos Núcleos de Apoio de Saúde à Família, com integração multiprofissional. “A fonoaudiologia está inserido neste contexto, pois ampliar as equipes também é um espaço para o fonoaudiólogo”, completou Miranda Júnior.
 
O Congresso Brasileiro conta com mais de 380 conferencistas, com a participação de 2500 fonoaudiólogos.
 
Sobre a SBFa
 
Desde a década de 60 se tem conhecimento da existência de fonoaudiólogos atuando no Brasil, formados por cursos organizados com esse objetivo. Contudo, o reconhecimento dessa profissão ocorreu apenas em 09 de dezembro de 1981.
 
Com o decorrer das gestões, houve ampliação da articulação com as instituições públicas, como com os Ministérios da Saúde e da Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
 
No biênio 2004/2005, foram planejadas as oficinas de sensibilização de docentes e discentes para o SUS, com aprovação do projeto e o financiamento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde.
 
Hoje, sob a presidência de Irene Marchesan, dá continuidade às ações de fortalecimento da SBFa desde sua criação, com ampliação dos objetivos da Sociedade no que tange a identidade e o exercício profissional, a representatividade nacional e internacional e a modernização de sua estrutura.
 
Além disso, a dinâmica dos trabalhos está cada vez mais descentralizada, com a ativa participação de uma diretoria expandida, que inclui 70 gestores atuando nos departamentos, comitês e comissões.
 
20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
 
Período: 31 de outubro a 03 de novembro de 2012
 
Horário: Das 8 às 21 horas
 
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul (Brasília/DF).
 
Site Oficial: http://www.sbfa.org.br/fono2012
 
Programação: http://www.sbfa.org.br/fono2012/admin/grade_ativa.php#