Notícia

Planeta Universitário

Workshop Second Generation Bioethanol 2011

Publicado em 24 novembro 2011

 

O Workshop Second Generation Bioethanol 2011: Enzymatic Hydrolysis será realizado nos dias 24 e 25 novembro no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas (SP). O evento, que será transmitido ao vivo pela internet, busca disseminar descobertas científicas na área e identificar o que ainda precisa ser feito em ciência básica para criar rotas eficientes de hidrólise em escala industrial.Sete palestrantes brasileiros e seis estrangeiros trarão contribuições sobre as seguintes áreas: 1) interações entre enzimas hidrolíticas e polissacarídeos estruturais da parede celular de plantas; 2) relações entre estrutura e função de enzimas e; 3) questões econômicas sobre bioprocessos envolvidos na produção de etanol celulósico.

Entre os conferencistas confirmados está Bernard Henrissat, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) da França, fundador e administrador do CAZy (Carbohydrate-Active enZYmes), um dos principais bancos de dados sobre hidrolases (genes, proteínas e estruturas de proteínas) do mundo.

Os cientistas do CTBE, por sua vez, levarão para o evento descobertas ligadas à caracterização do bagaço e palha de cana-de-açúcar com diferentes abordagens, enzimas hidrolíticas e estrutura e arquitetura da parede celular.

Também será discorrido sobre o Biomass-Enzyme Relationship Discovery System (Berdia), sistema que visa formar um corpo de dados e uma estratégia de bioinformática que permita correlacionar as melhores enzimas a serem utilizadas na degradação da biomassa de cana.

Esta é a segunda edição do evento, que tem apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica.

Mais informações e transmissão do evento: www2.bioetanol.org.br/workshopfungi2

Agência FAPESP