Notícia

Jornal da Unesp online

Workshop reúne coordenadores de pós-graduação

Publicado em 26 junho 2007

Por Daniel Patire

Objetivo é discutir intercâmbios e parcerias entre programas


A Pró-Reitora de Pós-Graduação (Propg) reuniu os 106 coordenadores de programas da Universidade para o lançamento do I Workshop Virtual de Coordenadores de Pós-Graduação da UNESP e a apresentação da Plataforma TelEduc, ambiente para ensino-aprendizagem a distância que proporciona o diálogo entre as unidades. O encontro ocorreu no dia 22 de junho, no Hotel Solar do Marquês, em São Paulo.

O Workshop virtual tem como objetivo discutir a possibilidade de intercâmbio entre os programas e poderá durar até seis meses. "Nossa intenção é unir forças e buscarmos caminhos para a excelência da Pós-Graduação", disse a pró-reitora Marilza Vieira Cunha Rudge.

O mecanismo de funcionamento da plataforma TelEduc foi mostrado professor Klaus Schlünzen Junior, assessor da Propg. "A plataforma permite uma interação entre os participantes do evento, fator importante para a estrutura multicâmpus da UNESP. Por meio de fóruns de discussão e ferramenta de bate-papo em tempo real, os coordenadores poderão trocar experiências", diz.

A plataforma foi desenvolvida pelo Nied (Núcleo de Informática aplicada à Educação) e pelo IC (Instituto de computação), ambos da Unicamp. Na UNESP ela vem sendo utilizada para cursos de capacitação, formação continuada de docentes e servidores e também como ferramenta pedagógica de apoio às aulas presenciais.

Schlünzen Junior destaca as facilidades promovidas pela tecnologia de Educação a Distância (EaD). Segundo o docente, ela possibilita a rápida publicação de textos e hipertextos, o agendamento de atividades, a criação de grupos para o desenvolvimento de tarefas ou o aprofundamento de estudos. "Juntaremos nesse ambiente todas as informações atualmente dispersas, como resoluções da instituição, materiais da Capes, da Fapesp e outros órgãos de fomento", comenta o professor.

O Workshop Virtual utilizará, ainda, outros recursos de EaD disponíveis na Universidade, como o sistema de vídeo-conferência, composto de 19 estúdios de geração de programas e 33 de recepção e a rede interna de computadores, a UnespNet, além da UnespTvNet.

Palestras — No lançamento do projeto os coordenadores assistiram as palestras do vice-reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald e do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

Na sua apresentação, Voorwald fez um diagnóstico do crescimento da Universidade nos seus 30 anos e falou da importância do fortalecimento da Pós-Graduação e da Pesquisa como meio de fortalecer a Universidade.

Guimarães defendeu a flexibilização dos regimentos internos das instituições de ensino superior para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação. "A Capes, por meio do parecer 977, de 1965, conquistou uma flexibilidade muito grande para atuar. Essa atuação é regida por resoluções, que podem ser alteradas caso a comunidade exija. E esse formato nos permite responder com maior agilidade a novas demandas", destaca.

A historiadora Tania Regina de Luca, assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope), falou sobre a política voltada para as revistas científicas e sobre o esforço em publicá-las também na internet. "O impacto dos artigos publicados em meio eletrônico é muito maior. Queremos estendê-lo às revistas dos programas de pós-graduação", explica.