Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Workshop no IC reúne pesquisadores franceses e sul-americanos

Publicado em 27 abril 2009

Por Jeverson Barbieri

Teve início nesta segunda-feira (27), no Instituto de Computação (IC) da Unicamp, o Workshop “On Formal Methods in Cryptography”. O evento, que segue até o dia 30 (quinta-feira), tem como objetivo debater métodos formais em criptografia que comprovem se determinados procedimentos ou programas estão corretos do ponto de vista da segurança. O coordenador do Workshop, professor Ricardo Dahab, explicou que o evento é parte integrante de um projeto temático da Fapesp – na verdade, um subprojeto –, a partir de uma iniciativa chamada Stic AmSud (iniciativa francesa para juntar pesquisadores franceses e sul-americanos). “Temos conosco pesquisadores uruguaios, chilenos, franceses e brasileiros”, disse Dahab.

O coordenador explicou também que a programação prevê apresentações dos membros do grupo para a comunidade como forma de cooperação. “Além do que já está sendo feito por cada pesquisador, teremos também a apresentação de resultados novos para fomentar a discussão e a cooperação entre os membros do grupo”, observou Dahab.

Sobre esse tipo de colaboração, Dahab esclareceu que os recursos financeiros oriundos desse subprojeto, aprovado pela Fapesp, são exclusivamente para viagens e diárias. “Basicamente, esse dinheiro é utilizado para que as pessoas se encontrem e trabalhem na produção de artigos. Muita coisa acontece nessas reuniões, você acelera muito o processo de cooperação; é aqui que surgem as idéias. Essa é a primeira reunião. O projeto durará dois anos e, portanto, deverão acontecer mais quatro ou cinco reuniões iguais a essa”, concluiu o professor do IC.