Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Workshop no CPqD reúne pesquisadores brasileiros e do Reino Unido

Publicado em 20 fevereiro 2014

Por Rosa Sposito

Campinas, fevereiro de 2014 - As futuras tendências das comunicações - e, em particular, da infraestrutura de rede de alto desempenho que dará suporte à internet do futuro - são o tema de um workshop que vai reunir, na próxima semana, pesquisadores do estado de São Paulo e do Reino Unido nas instalações do CPqD, em Campinas. Marcado para os dias 23 a 25 de fevereiro, o encontro - que é restrito a pesquisadores - está sendo coordenado pelo CPqD e a Universidade de Bristol, do Reino Unido, e conta com o apoio do British Council e da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O objetivo é formalizar parcerias visando o desenvolvimento científico e tecnológico nessa área, por meio da colaboração e troca de conhecimentos complementares entre os pesquisadores brasileiros - especificamente, os que atuam no estado de São Paulo - e os do Reino Unido. Durante o workshop, que faz parte do Programa British Council-FAPESP Researcher Links, serão apresentadas inovações e desenvolvimentos recentes, bem como trabalhos científicos em curso, e discutidos os principais desafios tecnológicos para a evolução das comunicações.

Três assuntos básicos deverão atrair as atenções dos participantes e motivar as discussões no encontro: redes ópticas e wireless-ópticas de alto desempenho; gerenciamento e controle em redes de alta performance, e aplicações de tecnologias de redes de alto desempenho em cidades inteligentes (smart cities) do futuro. Os interessados em mais informações sobre o workshop Trends in Future Communications : High performance network infrastructure for Future Internet podem obtê-las no site http://futurenets.cpqd.com.br

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 37 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Sobre a Universidade de Bristol

A Universidade de Bristol, da Inglaterra, é reconhecida internacionalmente pelas excelentes qualidades do ensino e da pesquisa, pelas ótimas instalações e pelo talento de seus profissionais e alunos. A instituição está entre as 30 maiores universidades do mundo, de acordo com o QS World University Rankings.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Sobre a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo.