Notícia

Revista Amazônia

Workshop na Unicamp debate indicadores de desempenho nas universidades paulistas

Publicado em 08 março 2019

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sedia, no dia 14 de março de 2019, o 3º Workshop Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas / 1º Fórum de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site do evento até 12 de março.

O encontro integra as atividades do projeto “Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas“, apoiado pela FAPESP no âmbito do Programa Pesquisa em Políticas Públicas. Liderado pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP Jacques Marcovitch e pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), o projeto tem como meta propor uma reformulação das métricas usadas atualmente pelas três universidades públicas estaduais paulistas para avaliação de desempenho.

A iniciativa tem como parceira a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

O evento da Unicamp dará continuidade aos debates já realizados na FAPESP, na USP e na Unesp, que resultarão em um conjunto de propostas de novas métricas de avaliação.

A iniciativa, de acordo com os reitores, resulta da necessidade de adequar as universidades aos “novos tempos”, sem tirar o foco da produção científica e da formação de recursos humanos, levando em conta também “uma efetiva prestação de contas aos contribuintes”.

Parte da discussão já foi reunida no livro Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais, organizado por Marcovitch e lançado em 2018.

Uma das proposições da obra, segundo o organizador, é a substituição do modelo de avaliação institucional centrado em um Anuário Estatístico, acessado pelos rankings globais, pela implantação de Unidades de Inteligência, capazes de monitorar, analisar e difundir, em tempo real, a performance da instituição a que pertencem para prestar contas à sociedade e manter a contínua interface com entidades que promovem comparações internacionais.

O último workshop da série está previsto para ocorrer em meados de 2019 na FAPESP, quando serão apresentadas as conclusões finais do projeto e lançado um segundo livro sobre o tema.

Campinas

O 3º Workshop Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas ocorrerá das 8h30 às 12h30, sendo seguido pelo 1º Fórum de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, entre 14h e 18h. Ambos serão sediados no Instituto de Economia da Unicamp, situado à rua Pitágoras, 353 – Cidade Universitária, Campinas (SP).

Serão abordados temas como “As universidades de pesquisa no Brasil e o horizonte 2022”; “Métricas amplamente aceitas e novos indicadores de desempenho acadêmico”; e “Desempenho acadêmico e comparações internacionais: competências e colaboração”.

Mais informações em: https://metricas.usp.br/workshop/.