Notícia

Planeta Universitário

Workshop na UFSCar reunirá jovens pesquisadores brasileiros e britânicos

Publicado em 05 março 2015

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sediará, entre 9 e 13 de março de 2015, o workshop internacional “Electrochemical solutions for contemporary problems (Elsol)” (soluções eletroquímicas para problemas contemporâneos). A iniciativa, que tem apoio da FAPESP, do British Council e do Newton Fund, é um dos 16 workshops aprovados no âmbito de uma chamada de propostas lançada em 2014.

Dezessete jovens pesquisadores brasileiros, vinculados a instituições do Estado de São Paulo, e 17 jovens pesquisadores britânicos foram selecionados para participar do workshop, coordenado por Ernesto Pereira, da UFSCar, e Angel Cuesta, da University of Aberdeen, no Reino Unido.

O objetivo principal da iniciativa é fomentar o estabelecimento de futuras colaborações em pesquisa na área.

O evento estará voltado à discussão de métodos eletroquímicos e suas possíveis aplicações na produção e no armazenamento de energia e na remediação de contaminantes.

Além dos jovens pesquisadores, participarão do workshop seis pesquisadores líderes em suas áreas de atuação, que atuarão como tutores no âmbito do projeto. Do Brasil, são tutores Pereira e Edson Roberto Leite, ambos do Departamento de Química da UFSCar, e Paulo Olivi, do Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto.

Do Reino Unido, participarão Cuesta; Harry Hoster, da Universidade de Lancaster; e David Fermin, da Universidade de Bristol.

Mais informações podem ser conferidas em www.elsol2015.com.

Agência FAPESP