Notícia

A Folha (São Carlos, SP) online

Workshop na UFSCar aborda a Educação Científica Crítica

Publicado em 01 outubro 2018

Será realizado nos dias 4 e 5 de outubro, no campus sede da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o "Workshop de Educação Científica Crítica e Reflexiva - análise por meio de uma ferramenta avaliativa".

O objetivo é discutir as perspectivas atuais para uma educação científica escolar que possibilite a construção de conhecimentos pertinentes às demandas sociais, culturais e ambientais capazes de orientar a atuação consciente dos estudantes na sociedade. O workshop também vai apresentar e aplicar uma ferramenta avaliativa para diagnosticar uma proposta de Educação Científica Crítica em práticas e materiais educativos.

Nesse sentido, na programação estão previstas abordagens sobre a Educação Científica Crítica na escola, indicadores para a avaliação de processos e práticas no ensino de Ciências e aplicação de indicadores da Educação Científica Crítica.

O evento é gratuito e voltado aos professores de Ciências, do Ensino Fundamental II; professores de Biologia, Física e Química, do Ensino Médio; e licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química.

O workshop, que tem início às 19 horas, é promovido por um grupo de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e de uma espanhola e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de outubro, pelo site www.workshopeduci.wordpress.com, onde há as informações completas.