Notícia

Revista Amazônia

Workshop na FAPESP apresenta desafios para a e-Agriculture

Publicado em 27 novembro 2017

Agência FAPESP – A e-Agriculture é uma área de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em que a tecnologia da informação é usada para observar, gerenciar e responder a desafios que possam ocorrer durante a execução de atividades associadas à produção rural.

A e-Agriculture envolve temas como mudanças climáticas e a coleta e análise de dados de satélite, plantas, animais e o uso de microssensores, conectividade e internet das coisas.

A nova área será o destaque no Workshop eScience: O Rural na Era Digital, que o Programa FAPESP de Pesquisa em eScience realizará no dia 29 de novembro de 2017, das 9h às 16h30, no auditório da FAPESP.

O evento tem como ponto central examinar mudanças no meio rural provocadas pela adoção da tecnologia da informação. Pesquisadores de universidades, centros de pesquisa e empresas discutirão tópicos de pesquisa e desenvolvimento em agricultura e agropecuária digital, desde o uso de sensores até a análise de dados.

“Agricultura de Precisão na era da digitalização da lavoura”, “Conectividade e IoT acelerando a inovação no agronegócio”, “Uso de sensores para medir a temperatura ruminal e a atividade de bovinos”, “Agricultura de Precisão e eScience”, “Agrocomputing.net” e “Ecossistema de criação e captura de valor para Agricultura Digital” serão temas de apresentações.

O workshop também terá apresentações de empresas financiadas pelo Programa PIPE-FAPESP (GPS Agrimensora, IDGeo, Mvisia, Terratecno Geotecnologias e Farm Solutions Monitoramento) e um painel sobre os desafios para o futuro da agricultura digital.

Inscrições e mais informações: www.fapesp.br/eventos/ead.

Agência FAPESP