Notícia

Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Workshop internacional sobre radares começa em São José

Publicado em 26 maio 2014

Representando o prefeito de São José dos Campos, o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia participou nesta segunda-feira (26) da abertura do Workshop sobre Aspectos Técnicos e Científicos dos Radares Mesosféricos, Estratosféricos e Termosféricos, que segue até o sábado (31), no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos.

 

Realizado no Brasil pela primeira vez, o evento internacional já esteve em diversos países, entre eles Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Canadá, Índia e Peru. Participam do workshop cientistas, engenheiros, acadêmicos e estudantes.

 

Em São José, o evento tem apoio da Prefeitura, da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA), além de órgãos internacionais do setor.

 

Os radares mesosféricos, estratosféricos e termosféricos possuem diversas aplicações, como o monitoramento meteorológico e a observação do espaço em torno da Terra. De acordo com o INPE, eles são fundamentais para o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace), único do gênero na América Latina.

 

Com o Embrace, o INPE monitora a atividade solar, o meio interplanetário, o campo magnético terrestre e as condições ionosféricas. O programa proporciona informação em tempo real e realiza previsões sobre o sistema Sol-Terra para diagnóstico de seus efeitos sobre diferentes sistemas tecnológicos, em áreas como navegação e posicionamento por satélite, comunicação e distribuição de energia, além dos sistemas de defesa nacionais.

Leia mais notícias: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia