Notícia

São Carlos em Rede

Workshop em São Carlos discutiu aplicações dos Vants

Publicado em 04 julho 2012

Entre os principais resultados do Workshop em Processamento de Imagens para Aplicações em VANTs - Veículos Aéreos Não Tripulados, estão a programação de novos eventos nacionais e internacionais e a constituição de um grupo de trabalho com abrangência nacional sobre o tema.

O workshop foi realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e contou com a organização e participação de instituições como INPE, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Estudos do Espaço (INEspaço), Embrapa, Polícia Militar Ambiental (PMA), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Polícia Federal, AGX Tecnologia e Kriptus.

Membros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) e professores doutores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) participaram do evento, que também contou com os professores Onofre Trindade Júnior e Kalinka Castelo Branco como membros da comissão organizadora.

O tema principal foi o processamento de imagens obtidas em voo pelos sensores embarcados em aeronaves não tripuladas. As imagens, após processamento, são transformadas em informações úteis que podem ser usadas em diversas aplicações de sensoriamento remoto.

O próximo evento deve ocorrer em agosto, em Campinas, e terá como objetivo a estruturação do grupo de trabalho em VANTs, ou seja, um fórum de discussões que reunirá, além das instituições e empresas citadas acima, diversas outras relacionadas ou com interesse na área como o Exército e a Força Aérea.

Em setembro, deve acontecer em São Carlos novo workshop focando desta vez em aplicações de VANTs na agricultura. Já em outubro, VANTs e Sensoriamento Remoto será o tema do evento internacional, que contará com a participação de pesquisadores da Universidade de Purdue, Estados Unidos, e representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Encerrando as atividades deste ano, em novembro deve ser realizado um Dia de Campo com abrangência nacional para demonstrações práticas de aplicações em VANTs.

As datas e locais desses eventos serão divulgadas em breve.