Notícia

CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos

Workshop do Projeto CHUVA reúne pesquisadores de vários países

Publicado em 09 maio 2013

Cerca de 60 pesquisadores do Brasil, Argentina, Estados Unidos, França e Alemanha, participam do CHUVA International Workshop, que teve início nesta quarta-feira (8/5), no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Luiz Augusto Toledo Machado, pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e que coordena o  Projeto CHUVA, o workshop visa promover a interação entre os pesquisadores que estão diretamente envolvidos com o projeto e com os que fazem uso do banco de dados do CHUVA. Durante o workshop serão discutidos os avanços científicos, buscando promover uma maior interação entre os diferentes grupos de pesquisa e, os próximos passos da análise de dados no experimento de campo, afirma Machado.

O workshop está sendo transmitido ao vivo pela TV USP http://iptv.usp.br/portal/.  A programação e outras informações estão disponíveis no site http://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/workshop/index.html.

O Projeto CHUVA 

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordenado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o projeto tem como finalidade compreender os diferentes regimes de chuva do país. Além das medidas, a grande infraestrutura de equipamentos, incluindo um radar de última geração para medidas de chuva, vem permitindo o monitoramento de chuvas em tempo quase real durante a realização dos experimentos.

O Projeto CHUVA consiste em sete campanhas em diferentes regiões do país que permitirão definir as características microfísicas dos principais regimes de precipitação do país e, consequentemente, melhorar a estimativa de precipitação por satélite e radar, a modelagem em alta resolução espacial, a previsão imediata de tempestade e aprimorar o entendimento dos processos físicos envolvidos na formação e no ciclo de vida das nuvens e da precipitação.

As campanhas científicas já foram realizadas em Alcântara (MA), Fortaleza (CE), Belém (PA), São José dos Campos (SP) e em Santa Maria (RS). A próxima campanha acontecerá em Manaus (AM), em 2014.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no sitehttp://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/noticia.ultimas.logic?i=br.