Para estabelecer estratégias de obtenção de variedades de cana-de-açúcar com maior produtividade de biomassa e adaptadas a diferentes condições de clima, o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia – BIOEN realiza, no dia 4 de agosto, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em São Paulo, o Workshop BIOEN em Genômica de Cana-de-açúcar (veja programação abaixo).
O encontro, que ocorre das 10h30 às 18h, com palestras em língua inglesa, é coordenado por Marie-Anne Van Sluys, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, e será aberto pelo diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz.
Entre os palestrantes convidados estão Francis Quetier, criador do Centro Nacional de Seqüenciamento (Genoscope), na França, e responsável pelo Departamento de Ecossistemas e Desenvolvimento Sustentável da Agence Nationale de la Recherche (ANR). É especialista em seqüenciamento de genomas eucariotos (de organismos com células nucleadas, presentes nos seres humanos, plantas, fungos, animais e outros); Andrew Paterson, da Universidade da Georgia (Estados Unidos), especialista em genomas de gramíneas, dentre as quais o milho, a cana-de-açúcar e o sorgo, que utilizou para identificar regiões ricas em genes semelhantes aos da cana-de-açúcar ; Glaucia Mendes de Souza, do Instituto de Química da USP, que estabeleceu condições para o conhecimento de variações de expressão gênica em diferentes variedades de cana-de-açúcar; Angelique DHont, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), na França, reconhecida especialista na estrutura dos genomas das variedades modernas de cana-de-açúcar.
O Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) apóia pesquisa básica e aplicada sobre biocombustíveis com o objetivo de promover o avanço do conhecimento fundamental para produção sustentável e aplicações em áreas relacionadas à produção de bioenergia no Brasil. A iniciativa envolve investimentos iniciais de R$ 73 milhões em diferentes esforços para pesquisa em instituições acadêmicas ou em associação entre universidades e empresas.
Workshop - Programação
10:30 Abertura Sugarcane Genomics Workshop - BioEn
Carlos Henrique de Brito Cruz
Diretor Científico FAPESP
10:45
SUCEST, SUCAST e SUCEST-FUN
Glaucia Mendes de Souza
Depto Bioquímica IQ-USP
Orthologous comparison in a gene-rich region among grasses reveals stability in the sugarcane polyploid genome
Angelique D’Hont
CIRAD França
Sugarcane polyploidy genome, development of molecular markers and allelic variation.
Anete Pereira de Souza
CBMEG-UNICAMP
Andrew H. Paterson
Robin Buell
Oryza SNP – Genome-wide SNP discovery in Diverse Rice Varieties
Jan E. Leach
Bioagr. Sciences and
Transcription Factors: Genetic tool kits for green plant evolution
Michel G Vincentz
CBMEG-UNICAMP
Sequence conservation and synteny between the genomes of sorghum and sugarcane
Ray Ming
Department of Plant Biology,
Sequencing eukaryotic genomes; lessons from the past and taking into account the new high/ultra-high throughput sequencing machines
Francis Quetier
Genoscope, França
Nitrogen regulation in Sinorhizobium meliloti probed with whole genome arrays.
Helene Berges
UMR 2594 INRA-CNRS, França
17:15
Improving sugarcane.
Graham Bonnett
Program Leader
CSIRO Plant Industry
Genomic environment of sugarcane expressed transposable elements
Marie-Anne Van Sluys
GaTE lab; DB-IBUSP
Gerência de Comunicação da FAPESP