Teve lugar em Ubatuba, São Paulo, o segundo workshop de cooperação BrasilCanadá sobre avanços da ciência no estudo de príons e doenças causadas pelo enovelamento incorreto de proteínas semelhantes a príons.
Com patrocínio da FAPERJ, FAPESP e do Alberta Prion Research Institute do Canadá, o evento, que se encerrou nesta terça-feira, 18 de novembro, promoveu o encontro de 60 pesquisadores brasileiros e canadenses para discutir os desafios científicos e socioeconômicos nos dois países.
Estiveram presentes ao evento Jerson Lima Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Nacional de Medicina (ANM), além de diretor científico da FAPERJ; Rafael Linden, da UFRJ, titular da ABC e Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ; Leila Chimelli, da UFRJ, referência do Ministério da Saúde para o diagnóstico neuropatológico de doença por príon; Tuane Vieira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Fernando Palhano, da UFRJ; Mariana Gomes, da UFRJ e bolsista PAPD da FAPERJ; além de pesquisadores e professores da Universidade de São Paulo (USP), da A. C. Camargo (SP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e das universidades de Alberta e de Calgary (Canada). Mais informações: http://www.inbeb.org.br/arquivos/7276162/workshop br-ca Preliminary Program.pdf