Notícia

Refrescante

Workshop de jornalismo inaugura atividades da SNCT no Rio Grande do Norte

Publicado em 11 outubro 2012

Diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do MCTI, Ildeu Moreira, profere palestra na abertura na próxima segunda-feira, 1º de outubro.

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), programadas para o período de 15 a 21 de outubro, em todo o país, começam mais cedo no Rio Grande do Norte. Nos dias 01 e 02 de outubro, jornalistas que atuam nos veículos de comunicação do Estado vão poder aprimorar os seus conhecimentos na área de ciência, tecnologia e inovação no Curso de Capacitação em Jornalismo Científico, com o tema interações entre Mídia e Ciência.

A iniciativa tem por objetivo fornecer aos profissionais da comunicação ferramentas para aprimorar a prática na cobertura de temas relacionados a esse campo de conhecimento. Outro objetivo é demonstrar aos pesquisadores a necessidade de divulgação do andamento de suas pesquisas nos veículos de massa, de modo a possibilitar à sociedade o conhecimento do seu trabalho e de sua importância.

O evento será promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), no Anfiteatro das Aves do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Programa – O Curso, gratuito para inscritos, terá 12 horas de duração, dividido em palestras e exercícios de divulgação científica. O início dos trabalhos contará com a palestra do físico Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).

Proferem ainda palestras, nos dois dias de evento, o jornalista Ricardo Alexino Ferreira, professor efetivo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); o neurocientista Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN), além da diretora de Redação da Revista Pesquisa Fapesp, Jornalista Mariluce Moura.

SNCT no RN – Além de ter as ações antecipadas, a Semana Potigua de Ciência e Tecnologia (como é denominada a SNCT no RN, que está na 7ª edição), promete movimentar o Estado durante todo o mês. As atividades, no período oficial do evento nacional, de 15 a 21 de outubro, incluem a realização do projeto Escola Vê Ciência, pelo qual alunos do ensino médio e fundamental visitam instituições de pesquisa e do Programa Pesquisador na Escola, em que especialistas falam a estudantes sobre suas pesquisas e sua área de conhecimento.

Entre os dias 23 e 27 de outubro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a 18ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec/2012), com uma exposição de atividades científicas, tecnológicas e culturais da universidade, buscando, dessa forma, uma interface com a sociedade. A expectativa da organização é mobilizar mais de 100 mil pessoas.

No final do mês, nos dias 30 e 31 de outubro, acontece ainda o 2º Congresso da Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapern, em Natal, no qual acontecem os seminários de avaliação de todos os programas da área em execução no estado.

De acordo com a presidente da Fapern, professora Maria Bernardete Cordeiro, o evento ganha força a cada edição. “No ano passado a estrutura que mobilizamos era maior, com a junção do evento da UFRN. Todas as escolas de ensino médio do estado, de 16 diretorias regionais de ensino, levaram vários experimentos”, conta.

Sobre a SNCT – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, nos 26 estados e no Distrito Federal e abordará, neste ano, a temática “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis).

Visite o site da SNCT: http://semanact.mct.gov.br

Contatos:

Assessoria de Comunicação Fapern (Mônica): (84) 3232 1703 /1729

UFRN/Cientec – (84) 3215-3239 – E-mail: cientecrn@gmail.com

Assessoria de Comunicação Social do MCTI: (61) 2033 7515 – imprensamct@mct.gov.br

Assessoria de Comunicação Social

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Contatos: (61) 2033 7515

Siga @MCTI_Inova e facebook.com/MCTIBrasil

e- mail: pautamct@mct.gov.br