Notícia

Fiesp

Workshop com especialistas e poder público debate Projeto SP Vinho

Publicado em 24 julho 2007

Retomar a produção do vinho em São Paulo em níveis que projetem o estado à liderança do setor é a proposta do Projeto SP Vinho, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Para apresentar o resultado da primeira fase e explicar as próximas etapas, haverá um workshop, nesta quarta-feira (25), na cidade de São Roque, com todos os envolvidos no programa.

"Este é um momento oportuno para o desenvolvimento do SP Vinho, porque existe um interesse crescente pelo tema, seja no consumo do vinho ou nos aspectos de lazer e turismo que a indústria vitivinícola proporciona", afirma Luis Madi, diretor Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

A primeira etapa do projeto se constituiu na atualização do cadastro de produtores de uva e vinho, definição dos elos básicos da cadeia produtiva (viveiro de mudas, produtor de uva e produtor de vinho); elaboração de um questionário minucioso para definir o perfil dos produtores, o processo produtivo e as necessidades de cada vinicultor e viticultor, para identificar o trajeto da fruta desde o parreiral até a comercialização do vinho.

Na segunda fase, que tem prazo de dois anos para diagnosticar os elos-básicos da cadeia vitivinícola, o objetivo é caracterizar todo o processo produtivo, analisar o manejo da videira, as condições de trabalho, os perfis de produtores de uva e vinho, assim como os principais destinos da produção. Todos esses estudos nortearão a definição de alguns encaminhamentos de políticas públicas para o setor. Já a terceira e última etapa será a aplicação do projeto pelas prefeituras parceiras.

O projeto é financiado pela Fapesp, dentro do programa de políticas públicas, sob a coordenação do Instituto de Economia Agrícola (IEA), e desenvolvido por 16 pesquisadores de cinco instituições: IEA, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (Apta), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Serviço:

Evento: Workshop SP Vinho

Data: 25 de julho

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Associação Comercial de São Roque — Rua Marechal Deodoro, 93, Centro, São Roque, SP

Fonte: Vinícola Góes