Notícia

Mundo Amazônia

Workshop Ciência e Governança da Gestão da Radiação Solar

Publicado em 16 novembro 2016

Agência FAPESP – O Workshop Ciência e Governança da Gestão da Radiação Solar será realizado no dia 22 de novembro de 2016 no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos.

O evento, organizado pelo Inpe e pela Solar Radiation Management Governance Initiative (SRMGI), discutirá a gestão da radiação solar por meio da geoengenharia. Um dos principais objetivos do evento é contribuir para o aumento do conhecimento sobre o tema na comunidade acadêmica brasileira da área de mudanças climáticas.

A geoengenharia da Gestão da Radiação Solar (SRM, em inglês) é uma proposta para o encaminhamento de alguns dos riscos das mudanças climáticas por meio do bloqueio de uma pequena fração da luz solar de entrada.

Segundo a SRMGI, a importância potencial desse projeto não deve ser subestimada, uma vez que este seria o único método conhecido para retardar rapidamente aumentos nas temperaturas globais. Isso significaria uma potencialidade complementar nas ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Entretanto, os efeitos ambientais e políticos dessa proposta ainda são pouco compreendidos e não se restringem às fronteiras nacionais.

A programação do workshop inclui um panorama das ameaças climáticas enfrentadas pelo Brasil e uma introdução à ciência da SRM. Também serão discutidas questões sociopolíticas e éticas suscitadas pelo assunto.

O evento tem a coordenação dos pesquisadores Paulo Artaxo (Universidade de São Paulo), Carlos Nobre (Inpe), Jean Ometto (Inpe), Andy Parker (SRMGI), Roberto Schaeffer (Universidade Federal do Rio de Janeiro), John Shepherd (University of Southampton) e Eduardo Viola (Universidade de Brasília).

O evento ocorrerá das 9h às 18h no Auditório Fernando de Mendonça. As vagas são limitadas.

Mais informações e inscrições (até 11 de novembro): alessandra.costa_bsservices@inpe.br (com Alessandra Costa).

Agência FAPESP

Revista Amazônia – Muitas Amazônias uma só revistaRevista Amazônia – Muitas Amazônias uma só revista