Notícia

Folha da Região (Araçatuba, SP) online

Wilson Marini: Unesp de Botucatu faz soro contra ataque de abelhas

Publicado em 18 março 2016

Por Wilson Marini

A Anvisa autorizou teste em humanos de soro que pode aumentar as chances de uma pessoa sobreviver após um ataque de abelhas. O produto foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp de Botucatu em parceria com o Instituto Vital Brazil, do Rio. 

O medicamento é recebido por via intravenosa. Cerca de 20 mililitros trazem ao corpo uma quantidade de anticorposcapaz de neutralizar 90% dos problemas causados pelas picadas de abelhas africanizadas. Com objetivo de esclarecer a população sobre os procedimentos que serão adotados para seleção de pacientes, os pesquisadores falarão à imprensa no dia 8 de abril, em São Paulo, na sede da Unesp.

O que ocorre
Quando uma pessoa é vítima de múltiplas picadas, o corpo pode receber uma quantidade de veneno suficiente para causar lesões nos rins, fígado e coração, debilitando esses órgãos. A maioria das mortes ocorre pela falência dos rins. “Entraremos no inverno e o número de acidentes por abelhas africanizadas tende a diminuir. Mas a partir de setembro e outubro, voltarão com força total”, prevê o pesquisador Rui Seabra Ferreira Jr..

Os testes
Na primeira fase, 20 pacientes passarão pelos testes. A Unesp divulgou que os responsáveis pela pesquisa possuem um protocolo de atendimento com critérios rígidos. “Os médicos participantes do projeto serão responsáveis por definir qual paciente tem a indicação de soroterapia específica e dose necessária”, diz Rui Ferreira Jr. Após a escolha dos pacientes e aplicação do soro, os pesquisadores passarão para o teste com mais de 300 pacientes. A previsão é que ainda no mês de abril o soro seja aplicado nos primeiros voluntários.

40 anos
A pesquisa do soro antiveneno de abelha é uma das contribuições recentes da Unesp, instituição paulista que completou 40 anos no último dia 30 de janeiro. São 34 unidades universitárias, localizadas na capital e outras 23 cidades do Estado. Para celebrar a data, foi criada a página www.unesp.br/40anos. Nesse endereço, é possível encontrar calendário de eventos, textos, podcasts e fotografias sobre o tema. As comemorações do aniversário se encerrarão dia 22 de agosto, na Sala São Paulo, na capital, às 19 h, com uma sessão solene do Conselho Universitário.

Anti spam
Consumidores de São Paulo estão prestes a não serem mais incomodados pela enxurrada diária de e-mails com propagandas indesejadas. É o que promete o deputado estadual Cezinha de Madureira (DEM), que acaba de protocolar na Assembleia Legislativa projeto de lei que proíbe enviar e-mails publicitários que não tenham sido autorizados pelo dono da conta. Ele alega que recebeu reclamações de consumidores a esse respeito. "Nós entendemos a importância da comunicação via internet, principalmente como complemento do trabalho feito pelas redes sociais. Mas é preciso saber respeitar a privacidade de quem não quer receber determinadas mensagens", afirma o parlamentar. O projeto será apresentado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

De vento em popa
Até 19 de junho, o governador Alckmin enviará à Assembleia o projeto final de criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Segunda-feira (14) ocorreu a primeira audiência pública para a criação da RMRP com representantes das 34 cidades envolvidas. A reunião ocorreu na sede da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) e contou com a presença do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, do secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira e do vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz José Pedretti. 

Saúde em xeque
Atraso dos fornecedores, aumento não previsto de preços e término da vigência de contratos para fornecimento -- tudo isso estaria por trás de falhas no abastecimento de medicamentos de alto custo em algumas farmácias regionais do estado. O secretário de Saúde, David Uip, promete que o fornecimento deve ser normalizado nos próximos dias.

Autos antigos
O Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindoia foi incluído no Calendário Turístico do Estado. A notícia foi comemorada pelo deputado estadual Itamar Borges (PMDB), ele próprio um aficionado, dono de um Aero Willys Itamaraty 1969. O evento é considerado o maior da América Latina em número de carros e de turistas ao reunir, segundo os organizadores, quase 300 mil pessoas em uma cidade que possui apenas 17 mil habitantes e 6 mil leitos de hotéis.

Educação anticorrupção
Cezinha de Madureira (DEM) protocolou projeto de lei que institui a discussão anticorrupção na sala de aula das escolas estaduais e particulares do Estado de São Paulo. O projeto prevê que o tema seja inserido nas disciplinas já existentes como Sociologia, História e Geografia. Diz ele: "É fundamental que a escola participe deste processo de estimular no cidadão o interesse na política, porque a falta de envolvimento da sociedade ainda é um dos principais problemas no combate à corrupção".

Embalo aos orgânicos
Vem aí lei que cria política estadual para a produção orgânica na agricultura. O plano está sendo analisado na Frente em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia. A interferência do Estado deve ser no sentido de alavancar essa produção e não criar mais burocracia, opina o deputado Aldo Demarchi (DEM), que defende foco no incremento à agricultura orgânica para democratizar o acesso da população aos produtos. "Hoje eles são bem mais caros que os alimentos convencionais. Só o aumento da produção pode torná-los mais acessíveis”. 

Tecnologia nascente
Duas empresas nascentes de base tecnológica (startups) – a Nexxto, de São Paulo, e a VirtualCare, de São Carlos –, apoiadas pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fapesp, estão entre as 10 mais atraentes para grandes empresas e fundos de investimentos no país. O ranking foi divulgado pela Wenovate, uma associação de grandes empresas voltadas a apoiar startups de modo que não dependam de uma única fonte de recursos ou apenas de linhas de financiamento de agências de fomento públicas para viabilizar suas ideias de negócios.