Manaus (AM) – O governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira (9), o repasse de R$ 5 milhões ao Amazon + 10 edital público, ao Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e ao Conselho Nacional de Fundações Apoio à Pesquisa (Confap) – Manaus 2022.
O edital é uma iniciativa conjunta dos dois conselhos para apoiar pesquisas para o avanço da ciência, tecnologia e inovação na Amazônia Legal.
A abertura do fórum aconteceu no auditório da sede do Governo do Amazonas, no bairro Compensa, zona oeste. Amazônia +10, lançado durante o fórum, é um braço do programa Amazônia +10, lançado pelo governador durante a Reunião Anual da Força-Tarefa GCF, realizada no Amazonas em março deste ano. Na época, Wilson Lima era o presidente da assembleia anual.
O edital inclui recursos dos Governos Estaduais da Amazônia Legal, por meio de suas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), além de aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e outros governos. Nordeste, Sudeste e Sul do país. No Amazonas, a participação foi feita por meio da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (Fapeam).
“O Estado do Amazonas contribui com mais de R$ 5 milhões para essas bolsas. Aqui temos uma possibilidade enorme de estudos e matéria-prima. Que possamos encontrar soluções para os problemas que temos hoje E não tenho dúvidas de que a Amazônia é a solução para o mundo”, disse Wilson Lima.
Até o momento, 17 FAPs participaram da chamada pública Amazônia +10 e também há interesse de agências de fomento nacionais e internacionais.
“Temos uma oportunidade muito especial, que é o primeiro anúncio público lançado pelo governador Wilson Lima e outros governadores da Amazônia Legal, de que há um investimento significativo. deve agir de acordo com o que diz o edital, visando solucionar os problemas da Amazônia”, disse a diretora-presidente da Fapeam, Marcia Perales.
VAI
O encontro de Manaus contou com a presença de representantes de 26 FAPs, secretários estaduais de CT&I, entidades acadêmicas e científicas, representantes de ministérios e agências federais e internacionais de fomento à CT&I, além da participação online do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim , que está na missão oficial em Madrid.
A programação inclui eventos das seguintes agências de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapi).
Amanhã, dia 10, a programação da manhã também acontecerá no Comfort Hotel e, à tarde, o grupo fará uma visita técnica a uma instituição de CT&I no Amazonas.
*Com informações da consultoria